Panlab de Roteiro
O X Laboratório de Roteiro faz parte das atividades do Panorama Internacional Coisa de Cinema, festival realizado pela Coisa de Cinema, produtora cultural sediada em Salvador e que, desde 1995, realiza projetos diversos ligados à arte cinematográfica.
O objetivo do laboratório é promover um intercâmbio entre roteiristas baianos e profissionais de outros estados que atuam como consultores individuais para cada roteiro de curta ou longa-metragem de ficção selecionado no sentido de aprimorar a escrita dos roteiros.
O X Laboratório de Roteiro do Panorama Internacional Coisa de Cinema será realizado em formato online através da plataforma Zoom Meetings entre 24 de outubro e 09 de novembro de 2022, em dias e horários a serem definidos.
Conheça os consultores desta edição:

Aleksei Abib
Aleksei Abib é diretor, roteirista, escritor e um dos principais consultores de roteiro do país. Assina, entre outros, os roteiros de “A Via Láctea” (46ª. Semaine de la Critique, Festival de Cannes), e da novela “Água na Boca”, Band. É um dos script-doctors mais requisitados do país, com destaque para “Elena”, de Petra Costa (Pré–indicado ao Oscar, 2015); “De Menor”, de Caru Alves de Souza (Melhor Filme – Festival do Rio, 2013); “Mulher Oceano”, da atriz e diretora Djin Zganzerla (Melhor Filme Estrangeiro, Porto Femme Intl Film Festival, Melhor Filme), o blockbuster “Mais Forte que o Mundo”, de Afonso Poyart, e “Eduardo e Mônica”, de René Sampaio, entre outros.
Foi consultor do Laboratório Novas Histórias (2009 a 2013), líder e consultor de diversos núcleos criativos no país, entre os quais o Núcleo do Crime, de Karim Aïnouz, e analista de projetos no Programa Ibermedia, em Madrid. É um dos autores convidados do livro “Profissão Repórter”, da Editora Planeta, em colaboração com a Rede Globo de Televisão. Foi ainda um três consultores nacionais do Projeto Paradiso em 2019, e é professor convidado da EICTV, Escuela Internacional de San Antonio de los Baños, Cuba, desde 2017.
Seu projeto mais recente é o longa documental “Você Não É Um Soldado”, da diretora Maria Carolina Telles, no qual assina o roteiro e a co-direção: World Premiere no Hot Docs 2021, Ca; Melhor Documentário, DOCS VALÈNCIA, Espanha, 2021; Special Mention, DOCS (MX), Ciudad de Mexico, 2021; que estreou na HBOMAX BRASIL em abril de 2022, e acaba de ser disponibilizado para a HBOMAX LATINAMERICA, em julho de 2022.
Atualmente desenvolve a adaptação para cinema da obra “A Hora dos Ruminantes”, de J. J. Veiga, do diretor e roteirista André Meirelles Collazo (contemplado no PROAC- Desenvolvimento de Longas 2020). “O TEMPLO” (premiado no PROAC- Categoria Romance, 2020), com lançamento em julho de 2022, é seu primeiro romance.

Camila Agustini
Roteirista e consultora formada pela EICTV (Cuba) com passagem pela Concordia University (Canadá). Participou do Talent Campus no Festival de Guadalajara e no Bafici, do Docs Accelerator (HotDocs), do Taller para Dirección do Abbas Kiarostami e do Taller Andino do Ibermedia. Atuou no desenvolvimento de diversos projetos transmídia da TV Globo onde também foi analista de projetos de filmes e séries.
Como consultora de roteiro atuou em diversos projetos no Brasil e no exterior, inclusive na Incubadora Paradiso, no Sesc Argumenta e no ICAU (Uruguai). É uma das responsáveis pela programação do FRAPA.

Gabriel Martins
Gabriel Martins (22/12/1987) é cineasta, roteirista, montador e diretor de fotografia conhecido por seu trabalho na Filmes de Plástico, empresa que fundou em 2009 ao lado de André Novais Oliveira, Maurilio Martins e Thiago Macêdo Correia.
Seu primeiro filme, NO CORAÇÃO DO MUNDO, codirigido por Maurilio Martins, estreou na Tiger Competition do Festival de Roterdã em 2019, e depois foi exibido em diversos festivais, e lançado comercialmente em vários países, como a França, onde foi aclamado pela crítica.
Entre seu curtas estão NADA, exibido na Quinzena dos Realizadores de Cannes, em 2017, e DONA SÔNIA PEDIU UMA ARMA PARA SEU VIZINHO ALCIDES, exibido no Festival de Clermont-Ferrand. Ele também participou do programa especial de Roterdã “Soul in the Eye”, no qual ministrou uma masterclass.
Gabriel escreveu diversos filmes, como o sucesso ALEMÃO. MARTE UM é seu segundo longa, e primeira direção solo.
Confira a lista de projetos selecionados para este edição:
Longas
- O Tocador de Ilusões, de Lula Oliveira e Zezão Castro
- Doppelgänger: A Sombra no Espelho, de Rogério Catalã e Eva Freire
- Uma Mãe, de Letícia Simões
- O Cego e o Louco, de Claudia Barral, Marcos Barbosa e Susan Kalik
Curtas
- Turquesa, de Luciana Leitão
- Espinho Remoso, de Heraldo de Deus
- A Vida no Inverno, de Victor Laet
- Brenda, de Hilda Lopes Pontes e Klaus Hastenreiter
- Severiana e as Lágrimas do Mar, de Silvana Moura
- Como Nasce um Rio, de Luma Flores
Panlab de Montagem
O V Laboratório de Montagem faz parte das atividades do Panorama Internacional Coisa de Cinema, festival realizado pela Coisa de Cinema, produtora cultural sediada em Salvador e que, desde 1995, realiza projetos diversos ligados à arte cinematográfica.
O objetivo do laboratório é oferecer aos diretores e montadores dos filmes selecionados uma consultoria de montagem a partir de um corte estruturado da obra comentada pelo consultor convidado no sentido de aprimorar o trabalho de montagem.
O V Laboratório de Montagem será realizado em formato online através da plataforma Zoom Meetings entre 07 e 12 de novembro de 2022, em horários a serem definidos.
Conheça a consultora desta edição:

Marina Meliande
Marina Meliande é diretora, produtora e montadora, formada em Cinema pela UFF e com mestrado em Artes Contemporâneas pelo Le Fresnoy (França), onde realizou duas vídeo instalações ” Cartas ao Velho Mundo” (2008) e “Image qui Reste”(2009), está com o suporte do Museu do Louvre.
Dirigiu 4 longas metragens com grande destaque em Festivais Internacionais: “A Fuga da Mulher Gorila”, (Locarno 2009), “A Alegria” (Cannes 2010), “Desassossego” (Rotterdam 2011) e “Mormaço”, desenvolvido na residência da Cinéfondation, com estreia na Competição do Festival de Roterdã 2018. Como montadora, trabalhou em mais de 50 filmes, entre eles, “Girimunho” (Veneza 2011), “Olmo e a Gaivota” (Locarno 2015) e “Pendular” (Berlim 2017). É ainda produtora dos filmes “A morte de J.P.Cuenca” (CPH DOX 2016), “Não Devore Meu Coração” (Sundance 2017) e “Um Animal Amarelo” (Roterdã 2020). Atualmente finaliza 2 séries como Diretora Geral: “Sentença” (Amazon Prime) e “Anjo Loiro com Sangue no Cabelo” (Canal Brasil).
Confira a lista de projetos selecionados para este edição:
Rodas de Gigante
A Menina e a cineasta
Diário da Primavera
Sysyphus
Eu era Feliz (e outras mentiras)
Coisas Demoronam
Solange Não Veio Hoje
Fortaleza Liberta