Oficina – O documentário como “cinema de relação” – Émilie Guérette

Inscrições gratuitas até 02/11

O que?

Oficina presencial com a documentarista Émilie Guérette – O documentário como “cinema de relação” na programação do Festival Internacional Panorama Coisa de Cinema.

Quando?

05/11, às 10h no Cine Metha – Glauber Rocha

08/11, às 10h no Cine Theatro Cachoeirano

Sobre Émilie Guérette

Com mestrado em antropologia da EHESS (Paris) e formação em cinema documental do INIS (Montreal), Émilie Guérette atua desde 2012 como cineasta, videomaker e mediadora cultural. Seu primeiro longa-metragem O Outro Rio, que mergulha no cotidiano dos esquecidos dos Jogos Olímpicos de Rio 2016, foi premiado em festivais no Canadá, no Brasil e vários países do mundo. Para o seu segundo longa-metragem, L’Audience, ela colabora com a jornalista congolesa Peggy Nkunga para contar a trajetória migratória de Peggy e da sua família, de Kinshasa a Montreal. Combinando engajamento social e poesia formal, sua abordagem sensível e sensorial visa criar pontes entre os seres humanos. O documentário é para ela a arte do encontro e da relação.

Oficina de Crítica

A Oficina de Crítica Cinematográfica com André Dib tem como objetivo a introdução ao pensamento crítico e às possibilidades de olhar, refletir e imaginar o cinema. Em encontros teóricos e práticos, a oficina pretende proporcionar o desenvolvimento do espírito crítico e da capacidade de se relacionar com os filmes. Após os encontros teóricos começa a imersão no festival, onde os participantes discutem e escrevem sobre os filmes.

A metodologia de trabalho se divide em dois módulos, um teórico e outro prático. A parte teórica será desenvolvida em sala de aula, dois dias antes do início do festival. Nela, o conteúdo será transmitido oralmente e os conceitos mais importantes serão transcritos em quadro. Na parte prática será exercitada a análise de curtas e longas-metragens exibidos no festival, sendo este o ponto de partida para a produção individual escrita, sob orientação do facilitador. Uma vez prontos, os textos serão publicados no blog da oficina.

Objetivos específicos

  • Exercitar o olhar pessoal a partir da discussão e análise fílmica;
  • Fortalecer a relação entre expressão cinematográfica e linguagem escrita;
  • Ampliar repertório de filmes e leituras sobre cinema;
  • Estimular a produção de conteúdo, a ser publicado em blog com textos escritos durante a oficina;
  • Promover a imersão dos alunos no dia a dia do festival, de forma a qualificar a experiência cinéfila;
  • Formar um júri especial que elegerá os melhores filmes do festival;

Conteúdo

  • A experiência cinematográfica: história, ritual coletivo, aproximação e distanciamento; narrativa clássica e contemporânea; gêneros, modalidades, técnicas.
    >> 3 horas/aula

  • Crítica: o que é? Função social; olhar, história, mídias, modalidades e exemplos; elementos e abordagens.
    >> 3 horas/aula

  • Relações entre som e imagem; gosto, juízo estético e ideologia; decupagem e interpretação.
    >> 3 horas/aula
  • Imersão no festival; Produção de texto; leitura e acompanhamento individual; revisão e publicação no blog da oficina;
    >> 24 horas/aula
  • Reunião do júri para eleição dos melhores filmes do festival; 6 horas / aula
    Carga horária total.
    >> 6 horas/aula

  • Carga horária total
    >> 36 horas/aula

André Dib

Conheça o oficineiro desta edição:

André Dib é jornalista, pesquisador e crítico de cinema, com experiência em festivais brasileiros e estrangeiros. Realiza curadorias e oficinas para instituições, mostraas e festivais de cinema.

Tem textos publicados em diversos jornais, revistas, sites e catálogos, além do livro “100 Melhores Filmes Brasileiros” (2016), “Documentário Brasileiro: 100 Filmes Essenciais” (2017), “Animação Brasileira: 100 Filmes Essenciais” (2018) e “Trajetória da crítica de cinema no Brasil” (2019), organizados pela Associação Brasileira dos Críticos de Cinema.

Organizador (com Gabi Saegesser) do livro “Antologia da Crítica Pernambucana: discursos sobre cinema na imprensa” (2020). Mestre em Comunicação pela Universidade Federal da Paraíba.