Adé
Adé

BA,Cor, 2021 experimental, 12'

COMPETITIVA BAIANA - CURTAS

Sinopse

Dedicado à sensibilidade e relações afetivas entre homens negros sob uma perspectiva de comunidades de Terreiro, Adé é um projeto de música, literatura e performance audiovisual de realismo fantástico. Adé é uma palavra Iorubá usado na comunidade religiosa do autor para denominar homens que escolhem amar outros homens, não restrito a um aspecto sexual, mas comunitário e atrelado a ancestralidade africana.

Trailer

Vídeo Debate

Direção

Marcelo Ricardo

Graduando em Comunicação Social pela Universidade Federal da Bahia, Marcelo atua no segmento literário e na realização em audiovisual, tendo experiências com produção e comunicação no segmento artístico. Produziu o documentário “Barco do outro lado da memória”, com apoio do Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho e da Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU). Participou da série documental, “Travessias Negras” (2016), com direção de Antônio Olavo, pela Portfolium Filmes, e também produziu e dirigiu a videorreportagem “Corpos Violentos ou Corpos Violados?”, em parceria com a Revista Afirmativa e a Produtora Tela Preta. Além da realização em audiovisual, é poeta e contista,
lançou “Aos Meus Homens” (2021), seu livro de estreia em poesia, que faz parte do projeto “Adé” multimídia, que busca através das referências de comunidades-Terreiro tratar sobre as relações entre homens.

Créditos

Produção: Marcelo Ricardo
Fotografia: Wendel Assis
Som: Laarapio
Roteiro: Marcelo Ricardo
Montagem: Sidney Alaomin
Direção de Arte: Marcelo Ricardo