Estio_rito em Lapso
Estio_rito em Lapso

2021 18', experimental

PREMIADOS COMPETITIVA NACIONAL, COMPETITIVA NACIONAL - CURTAS

Sinopse

O pensamento é cheio de esquecimentos. Aquilo que esperavam não tinha vindo. O que era o futuro? Estio_ uma dança-delírio em pergunta ou resposta ao futuro.

Trailer

Vídeo Debate

Direção

Alana Falcão, Melissa Figueiredo e Neemias Santana

Alana Falcão é mãe e artista da dança, com base em Salvador (Bahia). É dançarina, professora de dança da rede municipal, co-diretora e dramaturgista do Nii Colaboratório. Trabalha como crítica de dança e editora de artes cênicas da Revista Barril de Crítica em Artes. Licenciada pela Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA), recebeu o título de mestra com a dissertação “Ensaios para Desaparecer”, a partir da qual vem desenvolvendo o projeto “ENVULTAÇÕES –Ensaios para desaparecer” em diversas frentes (coreografia, publicação, audiovisual), junto ao artista Leonardo França. É interessada em crítica, dramaturgia, coreografia, coreografia social e desaparecimento.

Melissa Figueiredo, artista da dança entre Salvador e Berlim, é formada pela escola de dança da FUNCEB e licenciada em dança pela UFBA, atua como dançarina, professora, co-diretora e membra-fundadora do Nii/colaboratório, onde dirige projetos criativos e de pesquisa com ênfase em fisicalidade, visualidade e narrativas cinematográficas. Dançou e ministrou workshops na Guiana Francesa, França, Costa Rica, Alemanha, Bolívia, México, entre outros. Atualmente dança com cia Sasha Waltz and Guests em Berlim,trabalha no seu novo solo “29 portraits” e ministra o workshop de dança “Corpo Disponível” que vem desenvolvendo nos últimos anos, reunindo informações da prática do yoga, técnicas de floorwork e improvisação.

Neemias Santana é artista da dança, com base em Salvador (Bahia). Atua como coreógrafo, dançarino, professor, livre pesquisador e curador. É codiretor e membro fundador do Nii Colaboratorio, articulando projetos artísticos locais e internacionais. Desenvolve metodologias de treinamento e ensino da dança, e conduz processos investigativo-criativos baseados nas estéticas que constituem sua linguagem coreográfica. É licenciado e pós-graduando pela Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Créditos

Direção: Alana Falcão, Melissa Figueiredo e Neemias Santana.
Produção: Geovana Araújo Marques
Fotografia: João Rafael Neto
Som: Ramon Gonçalves
Roteiro: Alana Falcão, Melissa Figueiredo e Neemias Santana.
Montagem: Wendel Assis – MARIAS Produção Audiovisual
Direção de Arte: Alana Falcão