Qual a cor do trem?
Qual a cor do trem?

2020 85', documentário

COMPETITIVA BAIANA - LONGAS

Sinopse

Filmado em oficinas de audiovisual, pintura, desenho e com estudantes da Escola Comunitária Ns de Escada, o documentário trata da substituição do trem do Subúrbio Ferroviário de Salvador para implementar um novo modal de transporte: o monotrilho. Moradores e líderes comunitários questionam a necessidade da obra, tendo em vista a remoção de casas, a mudança na paisagem natural e urbana e o preço excessivo da passagem deste novo projeto de mobilidade.

Vídeo Debate

Direção

Rodrigo Carvalho Artista interdisciplinar. Atuo em projetos de cinema, audiovisual, artes digitais e literatura contemporânea. Qual a cor do trem? (longa-metragem, Prêmio de Exibição Audiovisual FUNCEB/BA), Da janela vejo minha estola (curta-metragem, Festival Arte como Respiro – Itaú Cultural), Percursos da leitura na Bahia (websérie documental), textoágua (série poemas visuais), Rádio-Sarau Encantos da Serra (Prêmio Jorge Portugal das Artes FUNCEB/BA). Graduando do Bacharelado Interdisciplinar em Artes do IHAC/UFBA.

Deniere Rocha Cineasta, roteirista, montadora e produtora. Integrou a equipe de audiovisual da Superintendência de Educação à Distância da UFBA, ocupando a função de edição de vídeo. Atualmente é editora de vídeo e som na TV Aratu e faz graduação na UFBA no curso Interdisciplinar Artes com ênfase em Cinema e Audiovisual. Produziu e montou seis curtas, dirigiu cinco e elaborou oito roteiros, os quais circularam em mostras, festivais e salas de arte em Salvador.

Créditos

Direção: Rodrigo Carvalho, Deniere Rocha
Produção: Rodrigo Carvalho, Deniere Rocha.
Fotografia: Câmeras: Nathane Santana, Tainá Oliveira, Denière Rocha, Rodrigo Carvalho, Jessica Santana, Francinete Marrocos, Evelin Soares, Gabriel Araújo, Marcus Vinicius Barbosa, Tiago Gabriel, Ingrede Damasceno, Fernanda Damasceno, Keven Severo
Som: Deniere Rocha
Roteiro: Rodrigo Carvalho, Deniere Rocha
Montagem: Rodrigo Carvalho, Deniere Rocha