04/04/2025 às 15h00
Sala Walter da Silveira
08/04/2025 às 21h20
Cine Glauber Rocha - Sala 2
Neojiba Música que Transforma
Neojiba Música que Transforma
DOCUMENTÁRIO / 81’ / COR / 2020 / BRA
Retrospectiva Documentário Sérgio Machado
O documentário apresenta a inacreditável trajetória do NEOJIBA – Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia, um dos mais bem sucedidos projetos de inclusão social do Brasil. O filme revela as dificuldades e conquistas dos jovens músicos, as mudanças que a prática instrumental promove em suas vidas e como isso impacta suas famílias e comunidades.
FiCha Técnica
Direção: Sérgio Machado e George Walker Torres
Produção: Janela do Mundo
Produção associada: Macaco Gordo, Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música

Sérgio Machado e George Walker Torres
DIREção
Sérgio Machado, cineasta com dez longas, destaca-se por Cidade Baixa (2005), exibido em Cannes e Onde a Terra Acaba (2002), exibido em Biarritz e Havana. Tudo que Aprendemos Juntos (2015) foi exibido em Locarno e distribuído em 20 países. Roteirista de sucessos como Abril Despedaçado (2001), dirige séries como Irmãos Freitas (2019). Lançou a animação A Arca de Noé (2024) e o premiado documentário 3 Obás de Xangô (2024).
Venezuelano, George Walker Torres é formado em direção pela Le Femis, França, e pós- graduado em roteiro pelo American Film Institute, em Los Angeles. Seus curtas de ficção e longas documentais foram premiados em festivais importantes como Havana, Biarritz, Amiens, Hong Kong e Cartagena. Atualmente radicado no Brasil, George co-dirigiu o longa documentário “Neojiba, música que transforma” (Canal Curta/Janela do Mundo) e trabalhou como roteirista na série de ficção “Os Irmãos Freitas” (Gullane/Turner/Amazon), de Sérgio Machado e Walter Salles. Também trabalhou como co-roteirista no longa “Marighella”, de Wagner Moura (O2 Filmes), e no longa “A Cidade Ilhada” (Gullane), de Sérgio Machado, adaptação de um conto de Milton Hatoum. Atualmente escreve, também em parceria com Sergio, os roteiros dos longas “Neon River” (Gullane) e “Império” (Coração da Selva), ambos dirigidos por Karim Ainouz. George também fez parte da equipe de roteiristas da série de ficção “Betinho” (Formata Filmes/Globoplay).