Júri Oficial Competitiva Nacional

Marcello Maia
O produtor Marcello Ludwig Maia fundou a República Pureza Filmes nos primeiros anos da chamada retomada do cinema brasileiro, em 1995, e desde o início a produtora se dedicou a filmes independentes, autorais e de comunicação com o público. Entre os destaques desta trajetória, “Amarelo Manga”, “Febre do Rato”, “Big Jato e Piedade”, de Claudio Assis, “Um Passaporte Húngaro e Três Verões”, de Sandra Kogut, “A Erva do Rato” e “Educação Sentimental”, de Julio Bressane, “A História da Eternidade”, de Camilo Cavalcante, “Um Filme de Cinema”, de Walter Carvalho, “Faroeste Caboclo”, de René Sampaio, “A Frente Fria que a Chuva Traz”, de Neville de Almeida, “O Beijo no Asfalto”, de Murilo Benício e “Domingo”, de Clara Linhart e Fellipe Barbosa, entre muitos outros – longas, documentários, séries e projetos para a TV, curtas e especiais. Este conjunto de filmes conquistou prêmios e participações nos mais importantes festivais, como Berlim, Veneza, Locarno, Roterdam, Toronto, Toulouse, Havana e Bafici.
Na lista dos ainda inéditos para o público, os destaques ficam por conta de dois filmes baseados em romances de Clarice Lispector que coproduziu, “A Paixão Segundo GH”, de Luiz Fernando Carvalho, “O Livro dos Prazeres”, de Marcela Lordy, e o drama “Pérola”, de Murilo Benício.
Entre os projetos em desenvolvimento, os filmes “Lama”, de Fellipe Barbosa e André Novais, “Cão de Guarda”, de Gabriela Amaral Almeida e “As Vitrines”, de Vicente Amorim e Flávia Castro (em pré-produção).

Edvana Carvalho
Natural de Salvador, Edvana iniciou sua carreira ainda na escola, passando pelo Grupo de Teatro do SESC/SENAC, chegando à primeira formação do Bando de Teatro Olodum. Integrou elenco de algumas produções da Globo, como “Malhação” e a novela “Pega Pega” de Cláudia Souto, reprisadas recentemente; esteve no ar, no canal TNT, com a personagem “Dona Zuleica”, na série “Os irmãos Freitas”, de Sérgio Machado, Walter Salles e Aly Muritiba; atuou nos filmes Guerra de Algodão, de Cláudio Marques e Marília Hughes, na Netflix; As Verdades, de José Eduardo Belmonte, com estreia em breve no Globoplay; e Receba!, de Pedro Perazzo e Rodrigo Luna. Atualmente, está filmando o longa-metragem Malês, de Antônio Pitanga.
Além de atriz, negra, mulher e mãe, possui formação acadêmica em Licenciatura em Teatro pela UFBA – Universidade Federal da Bahia e Pós-Graduação em Psicopedagogia. Em paralelo ao trabalho de atriz é arte-educadora e ministra Aulas/Palestras em escolas públicas.

Luiz Joaquim
Luiz Joaquim (1970) é jornalista e mestre em comunicação especializado em crítica cinematográfica. Foi repórter de cultura e crítico de cinema no Jornal do Commercio (Recife, 1997-2001) e na Folha de Pernambuco (2004-2016). Atuou na implantação do Cinema da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) em 1998, sendo convidado a coordenar e responder pela curadoria do espaço em 2001 ao lado de Kleber Mendonça Filho. Inaugurou em 2015 o Cinema do Museu da Fundaj, instituição onde ficou até 2017.
Ainda em 2017, foi convidado a coordenar o bacharelado em Cinema e Audiovisua.l do Centro Universitário Aeso Barros Melo – Uniaeso (Olinda) – função que assumiu até julho de 2021 – onde ainda hoje leciona também no curso de Jornalismo. Na Universidade Católica de Pernambuco, integra o corpo docente da pós-graduação ‘Estudos Cinematográficos’ desde 2006. Durante o ano de 2021 atuou como Chefe de Audiovisual Arte e Tecnologia, da Fundação de Cultura Cidade do Recife. Hoje atua como gestor do Museu da Imagem e do Som de Pernambuco (Mispe) e programador do Cinema São Luiz (Recife).
Luiz Joaquim é também autor dos livros Celso Marconi: o senhor do tempo (2020, CEPE) e Cinema brasileiro nos jornais (2018, Ed. Massangana) e de artigos sobre cinema em diversas publicações no Brasil e no exterior, além de criador e editor do site cinemaescrito.com. Dirigiu os curtas-metragens Eiffel (2008) e O homem dela (2010); e entre os anos 2019 e 2021 assumiu também a vice-presidente da Associação Brasileiras de Críticos de Cinema – Abraccine.
Júri Oficial Competitiva Baiana

Karliane Nunes
É professora no curso de Cinema e Audiovisual do Departamento de Comunicação Social (DCOS) e do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Cinema (PPGCINE) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Doutora e mestre em Cultura e Sociedade, programa multidisciplinar da UFBA (Pós-cultura); e jornalista graduada também pela UFBA. Foi professora do curso de Comunicação Social / Jornalismo da Universidade Federal do Amazonas entre 2009 e 2019.
Atualmente está vinculada ao Laboratório de Pesquisa e Produção em Audiovisual (LAPPA) e ao Programa Interdisciplinar em Cinema e Educação (NICE), onde vem trabalhando na interface cinema-educação, com pesquisa e projetos audiovisuais de caráter interdisciplinar junto a povos indígenas do Nordeste e ações em escolas da rede básica de ensino do estado de Sergipe. Pesquisadora do cinema indígena. Autora do livro “Laróyè, Exu: imagens e mitos do orixá mensageiro na fotografia de Mario Cravo Neto”, publicado pela EDUFBA em 2011.

Aleksei Abib
Aleksei Abib é diretor, roteirista, escritor e um dos principais consultores de roteiro do país. Assina, entre outros, os roteiros de “A Via Láctea” (46ª. Semaine de la Critique, Festival de Cannes), e da novela “Água na Boca”, Band. É um dos script-doctors mais requisitados do país, com destaque para “Elena”, de Petra Costa (Pré–indicado ao Oscar, 2015); “De Menor”, de Caru Alves de Souza (Melhor Filme – Festival do Rio, 2013); “Mulher Oceano”, da atriz e diretora Djin Zganzerla (Melhor Filme Estrangeiro, Porto Femme Intl Film Festival, Melhor Filme), o blockbuster “Mais Forte que o Mundo”, de Afonso Poyart, e “Eduardo e Mônica”, de René Sampaio, entre outros.
É um dos autores convidados do livro “Profissão Repórter”, da Editora Planeta, em colaboração com a Rede Globo de Televisão. Foi ainda um três consultores nacionais do Projeto Paradiso em 2019, e é professor convidado da EICTV, Escuela Internacional de San Antonio de los Baños, Cuba, desde 2017.
Seu projeto mais recente é o longa documental “Você Não É Um Soldado”, da diretora Maria Carolina Telles, no qual assina o roteiro e a co-direção: World Premiere no Hot Docs 2021, Ca; Melhor Documentário, DOCS VALÈNCIA, Espanha, 2021; Special Mention, DOCS (MX), Ciudad de Mexico, 2021; que estreou na HBOMAX BRASIL em abril de 2022, e acaba de ser disponibilizado para a HBOMAX LATINAMERICA, em julho de 2022.

Andreia Beatriz
Mãe de Onirê. Médica formada pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Título de Especialista em Medicina de Familia e Comunidade pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade. Mestra e Doutoranda em Saúde Coletiva. Médica em uma equipe de saúde na Penitenciária Lemos Brito/ Bahia. Docente do Departamento de Saúde e Pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Desigualdades em Saúde (NUDES) da Universidade Estadual de Feira de Santana.
Docente e Preceptora do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Publica. Coordenadora da Organização Política Reaja ou Será Morta, Reaja ou Será Morto que desde 2005 desenvolve práticas e ações de enfrentamento ao genocídio do povo negro nas ruas, favelas e no interior das prisioes.Idealizadora da ação permanente Saúde e Cultura Intramuros no sistema prisional baiano.
Co-fundadora da Escola comunitária quilombista Winnie Mandela. Autora do livro Olhar por entre grades, vidas em poemas, publicado pela Reaja Editora (2020) da qual é co-fundadora. Co-diretora do filme documentário Genocídio e Movimentos, lançado pela produtora Couro de Rato(2021), premiado no Festival Internacional Panorama Coisa de Cinema, em 2020.
Júri Oficial Competitiva Internacional

Clara Lua
Clara Lua é Educadora Popular e mestranda no programa de pós-graduação em educação da UFBA. Atua transversalizando os temas cinema e educação em sua pesquisa e prática como professora, buscando compreender como a ferramenta do cinema pode potencializar a formação de jovens, através do projeto CineArte realizado em parceria com o GRUMAP no Alto das Pombas. Também já trabalhou nas áreas de produção e assistência de direção em séries e longas metragens de diretoras/es baianas/os e internacionais.

Karina Paz
Soteropolitana e graduada em história, é cinéfila desde criança e estudou cinema na Escuela del Sindicato de la Industria Cinematográfica Argentina, de Buenos Aires. É produtora cultural há mais de 20 anos, com foco no circo e no audiovisual. No circo, produziu espetáculos da Cia. Picolino sob a direção de Anselmo Serrat; no audiovisual trabalhou em longas e séries de TV, atuando principalmente como diretora de produção e produtora de elenco, colaborando em obras de renomados diretores, como Orlando Senna, Edgard Navarro, Henrique Dantas, Claudio Marques, Cecilia Amado e Sofia Federico. Atualmente, é sócia da produtora Tenda dos Milagres, onde, juntamente com suas sócias, além de produzir filmes, desenvolve projetos de formação e iniciação audiovisual.

Paulo Alcântara
Paulo Alcântara é diretor e fotógrafo audiovisual. Dirigiu os longas Estranhos (2013) e NINA (2021). Estudou cinematografia na Septima Ars (Espanha), Cibercultura na École Supérieure de Beaux-arts (Suíça) e obteve o título de mestre em Cultura e Sociedade pela UFBA, onde atualmente é doutorando. Seu curta Lotação (2005) recebeu o prêmio de Melhor Diretor Novel pela Escola Internacional de Santo Antônio de Los Baños (Cuba). É professor do curso de Cinema do Centro Universitário Jorge Amado.