Diretora baiana Helena Ignez exibe novo filme no encerramento do Panorama Coisa de Cinema
19/03/2024
Portal Alô Alô Bahia
por Antonio Dilson Neto
O filme mais recente da cineasta baiana Helena Ignez, “A alegria é a prova dos nove”, estará na sessão de encerramento do XIX Panorama Internacional Coisa de Cinema, na quarta-feira (20), às 18h40, no Cine Glauber Rocha.
Diretora e protagonista do longa, Helena estará presente na exibição, acompanhada da atriz Djin Sganzerla – filha dela e parte do elenco. Ao final, elas conversarão com o público.
Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp
Exibido na Mostra Internacional de Cinema em São Paulo e no Munich Film Festival – segundo maior festival de cinema da Alemanha, “A alegria é a prova dos nove” conta a história de uma viagem para Marrocos, nos anos 70, repleta de amor, música e luta por libertação sexual. No longa, a protagonista Jarda Ícone – artista, sexóloga e roqueira octogenária – e Lírio Terron, defensor dos direitos humanos interpretado por Ney Matogrosso, vivem momentos transformadores juntos.
Em um Panorama que homenageia Glauber Rocha, ex-marido de Helena, a sessão é uma celebração à carreira prolífica dessa atriz e diretora. O início da sua trajetória no cinema foi na atuação, com estreia no primeiro filme de Glauber, “Pátio”, de 1959. Ela fez mais de 40 filmes como atriz e estreou na direção em 2005, com “A miss e o dinossauro”. “A alegria é a prova dos nove” é o nono filme de sua autoria.
Após a sessão acontece a cerimônia de premiação, quando os vencedores das mostras competitivas Nacional, Baiana e Internacional serão anunciados. Os escolhidos pelos júris oficiais das mostras Nacional e Baiana ganharão prêmios em serviços oferecidos pela IgluLOC, Griot, 2N Audiovisual, MD Filmes, Edina Fujii-Ciario e Mistika.
Uma novidade deste ano é a premiação em dinheiro oferecida pelo Instituto Flávia Abubakir: R$ 50 mil para longa-metragem e R$ 10 mil para curta-metragem, ambos baianos. Os vencedores do prêmio Flávia Abubakir serão escolhidos entre os filmes da Bahia presentes nas mostras competitivas Baiana e Nacional.
A noite termina com música no terraço do Cine Glauber. A partir das 20 horas, a trilha sonora fica com a DJ e multi-instrumentista Mequetreff, e às 22h quem assume o som é a multi-artista e drag queen Karma Leoa.