UM ENCONTRO DE ALMAS
Castro Alves nasceu em 14 de março de 1847. Glauber Rocha nasceu em 14 de março de 1939.
Ambos eram românticos, eloquentes e trágicos. Castro e Glauber eram carismáticos e magnéticos, os dois gritavam as grandes causas e falavam com o coração. Os dois foram demasiadamente apaixonados.
Como Castro Alves, Glauber abandonou o curso de direito para vivenciar plenamente sua arte. O poeta colocou sua paixão a serviço da libertação das pessoas escravizadas, enquanto o cineasta bradou pela liberdade dos povos latino-americanos. Cada um no seu tempo, a sua forma.
Ambos eram geniais e marcaram gerações. Os dois sabiam que morreriam cedo. Castro Alves morreu cedo demais, aos 24 anos. Glauber falava que, como reencarnação do poeta, morreria aos 42 anos. E assim, foi. Almas gêmeas.
Quiseram os deuses e os homens que a Praça Castro Alves ficasse de frente para o Cine Glauber Rocha. A estátua e a rosácea. A palavra e a imagem. Dois artistas singulares, que romperam o tempo-espaço.
É nosso dever revisitar suas obras preciosas. É nossa missão apresentá-las para as mais novas gerações.
Cláudio Marques e Marília Hughes
Filmes
Filmes DE ABERTURA
Barravento
de Glauber Rocha
Brasil, 1962
Saudade Fez Morada
Aqui Dentro
de Haroldo Borges
Brasil, 2004
COMPETITIVA NACIONAL – LONGAS
MELHOR LONGA NACIONAL – JÚRI OFICIAL
MELHOR LONGA NACIONAL – JÚRI ORLANDO SENNA
A Flor do Buriti
de João Salaviza e Renée Nader Messora
Portugal/Brasil, 2023
PRÊMIO ESPECIAL DO JÚRI ORLANDO SENNA
PRÊMIO BRADA DE DIREÇÃO DE ARTE
A Batalha da Rua Maria Antônia
de Vera Egito
Brasil, 2023
Ecos do Silêncio
de André Luiz Oliveira
Brasil, 2023
Eros
de Rachel Daisy Ellis
Brasil, 2024
Estranho Caminho
de Guto Parente
Brasil, 2023
Not Dead
de Isaac Donato
Brasil, 2023
MELHOR LONGA NACIONAL – JÚRI JOVEM
Saudade Fez Morada Aqui Dentro
de Haroldo Borges
Brasil, 2022
Sem Coração
de Nara Normande e Tião
Brasil/França/Itália, 2023
COMPETITIVA NACIONAL – CURTAS
MELHOR CURTA NACIONAL – JÚRI OFICIAL
As Miçangas
de Emanuel Lavor e Rafaela Camelo
Brasil, 2023
PRÊMIO ESPECIAL DO JÚRI OFICIAL
A Bata do Milho
de Eduardo Liron e Renata Mattar
Brasil, 2023
A Fumaça e o Diamante
de Bruno Villela, Fábio Bardella e Juliana Almeida
Brasil, 2023
Cama Vazia
de Fábio Rogério e Jean-Claude Bernardet
Brasil, 2023
Cassino
de Gianluca Cozza
Brasil, 2024
PRÊMIO ESPECIAL DO JÚRI ORLANDO SENNA
Deixa
de Mariana Jaspe
Brasil, 2023
Eu Fui Assistente do Eduardo Coutinho
de Allan Ribeiro
Brasil, 2023
Helena de Guaratiba
de Karen Black
Brasil, 2023
O Cavalo de Pedro
de Daniel Nolasco
Brasil, 2023
Ode
de Diego Lisboa
Brasil, 2023
MELHOR CURTA NACIONAL – JÚRI JOVEM
Onde a Floresta Acaba
de Otavio Cury
Brasil, 2023
MELHOR CURTA NACIONAL – JÚRI ORLANDO SENNA
Thuë pihi kuuwi – Uma Mulher Pensando
de Aida Harika Yanomami, Edmar Tokorino Yanomami e Roseane Yariana Yanomami
Brasil, 2023
Jussara
de Camila Cordeiro Ribeiro
Brasil, 2023
Lyb
de Felipe Poroger
Brasil, 2023
Queima Minha Pele
de Leonardo Amorim
Brasil, 2023
Remendo
de Roger Ghil
Brasil, 2023
COMPETITIVA BAIANA – LONGAS
MELHOR LONGA BAIANO – JÚRI OFICIAL
MELHOR LONGA BAIANO – JÚRI JOVEM
PRÊMIO FLÁVIA ABUBAKIR – MELHOR LONGA
No Rastro do Pé de Bode
de Marcelo Rabelo
Brasil, 2023
A Matriarca
de Lula Oliveira
Brasil, 2022
PRÊMIO ESPECIAL DO JÚRI OFICIAL
PRÊMIO AMAAV DESTAQUE DE MAQUIAGEM
Café, Pepi e Limão
de Adler Kibe Paz e Pedro Léo
Brasil, 2023
MELHOR LONGA BAIANO – JÚRI ORLANDO SENNA
PRÊMIO BRADA DE DIREÇÃO DE ARTE
Cosmovisões
de Marcilia Cavalcante
Brasil, 2022
Diário da Primavera
de Fabíola Aquino e Juliano de Paula Santos
Brasil, 2023
PRÊMIO ESPECIAL DO JÚRI ORLANDO SENNA
Dois Sertões
de Caio Resende e Fabiana Leite
Brasil, 2023
Sysyphus
de George Neri
Brasil, 2023
COMPETITIVA BAIANA – CURTAS
MELHOR CURTA-METRAGEM BAIANO
TAMBA: Sinfonia do Invisível
de Genilson Nery
Brasil, 2023
56 Dias
de Lara Carvalho
Brasil, 2024
A Faísca
de Gabriela Monteiro
Brasil, 2023
MENÇÃO HONROSA – PRÊMIO AMAAV DESTAQUE DE MAQUIAGEM
Além da Cancela
de Margarete Jesus
Brasil, 2023
Benção
de Mamirawá e Tainã Pacheco
Brasil, 2022
Caluim
de Marcos Alexandre
Brasil, 2023
Camaleoa
de Eduardo Tosta
Brasil, 2023
Cobaias Habitam Meu Sonho
de Ramon Coutinho
Brasil, 2023
Curacanga
de Mateus Di Mambro
Brasil, 2022
Desamarras
de Ianca Oliveira
Brasil, 2023
MELHOR CURTA BAIANO – JÚRI ORLANDO SENNA
É d'Oxum: A Força que Mora N'água
de Dayane Sena
Brasil, 2022
Felipa
de Ana Clara Pereira
Brasil, 2023
Kiriri 11/11
de Kian Shaikhzadeh
Brasil, 2023
Lamento às Águas
de Vilma Carla Martins
Brasil, 2023
Movimentos Migratórios
de Rogério Cathalá
Brasil, 2022
Mulher Vestida de Sol
de Patrícia Moreira
Brasil, 2022
O Homem que Virou Castanha
de Natan Fox
Brasil, 2022
MELHOR CURTA BAIANO – JÚRI JOVEM
PRÊMIO FLÁVIA ABUBAKIR – MELHOR CURTA
O Tempo das Coisas
de Lara Beck
Brasil, 2023
O Tratado do Vão Combate ou A Pequena História de uma Bixinha Qualquer
de Márcio Januário e Henrique Drebes
Brasil, 2023
Por que Não Ensinaram Bixas Pretas a Amar?
de Juan Rodrigues
Brasil, 2023
Sagrado Compor
de Henrique Dantas e Marcelo Abreu
Brasil, 2023
Solange Não Veio Hoje
de Hilda Lopes Pontes e Klaus Hastenreiter
Brasil, 2023
Sucata Esperança
de Rogério Luiz Oliveira e Filipe Gama
Brasil, 2023
Todos os Olhos
de Wayner Tristão
Brasil, 2023
COMPETITIVA INTERNACIONAL – LONGAS
MELHOR LONGA-METRAGEM INTERNACIONAL
Achrome
de Maria Ignatenko
Rússia/Alemanha/Israel, 2022
L'Audience
de Émilie B. Guérette e Peggy Nkunga Ndona
Canadá, 2023
Astrakan 79
de Catarina Mourão
Portugal, 2023
Julia No te Cases
de Pablo Levy
Argentina, 2022
PRÊMIO ESPECIAL DO JÚRI
Matria
de Álvaro Gago
Espanha, 2023
Le Spectre de Boko Haram
de Cyrielle Raingou
Camarões/França, 2023
COMPETITIVA INTERNACIONAL – CURTAS
MELHOR CURTA-METRAGEM INTERNACIONAL
Tria
de Giulia Grandinetti
Itália, 2022
48 Hours
de Azadeh Moussavi
Irã, 2022
The Fruit Tree
de Isabelle Tollenaere
Bélgica, 2022
The Passing
de Ivete Lucas e Patrick Bresnan
EUA, 2023
Aqueronte
de Manuel Muñoz Rivas
Espanha, 2023
Hacer Orillas Luminosas
de Maira Ayala
Paraguai/Argentina, 2023
Back
de Yazan Rabee
Países Baixos, 2022
Dildotectónica
de Tomás Paula Marques
Portugal, 2023
PANORAMA BRASIL – LONGAS
A Última Vanguarda
de Peu Lima
Brasil, 2022
A Vida é da Cor que Pintamos
de Candida-Luz Liberato e Jorge Alfredo Guimarães
Brasil, 2023
Assexybilidade
de Daniel Gonçalves
Brasil, 2023
Comigo Num se Pode
de Tássia Araújo
Brasil, 2022
Corpos Invisíveis
de Quézia Lopes
Brasil, 2023
Crônicas de Uma Jovem Família Preta!
de Davidson D. Candanda
Brasil, 2023
Ijó Dudu, Memórias da Dança Negra na Bahia
de José Carlos Arandiba "Zebrinha"
Brasil, 2022
Neirud
de Fernanda Faya
Brasil, 2023
O Dia que Te Conheci
de André Novais Oliveira
Brasil, 2022
O Primeiro Beijo
de Urânia Munzanzu
Brasil, 2023
Othelo, O Grande
de Lucas H. Rossi dos Santos
Brasil, 2023
Peixe Abissal
de Rafael Saar
Brasil, 2023
Reggae Resistência
de Cecilia Amado e Pablo Oliveira
Brasil, 2023
Rumo
de Bruno Victor e Marcus Azevedo
Brasil, 2022
Salut, mes ami.e.s !
de Liliane Mutti
Brasil, 2023
Sede de Rio
de Marcelo Abreu Góis
Brasil, 2024
PANORAMA BRASIL – CURTAS
As Lavadeiras do Rio Acaraú Transformam a Embarcação em Nave de Condução
de kulumym-açu
Brasil, 2022
Ciranda Feiticeira
de Lula Gonzaga e Tiago Delácio
Brasil, 2023
Coisas Desmoronam
de Jon Lewis
Brasil, 2023
Do Tanto de Telha no Mundo
de Bruno Brasileiro
Brasil, 2023
Ela Mora Logo Ali
de Fabiano Barros e Rafael Rogante
Brasil, 2022
Elle, Marielle Franco
de Liliane Mutti e Daniela Ramalho
Brasil/França, 2021
Lilith
de Nayane Nayse
Brasil, 2022
Me Enxergo Quando Te Vejo
de Guillermo Alves e Michelle Brito
Brasil, 2022
Memórias do Subúrbio: O que é o Acervo da Laje
de Cecilia Veras, Diana Miranda, Tainã Pacheco e Yan Azevedo
Brasil, 2022
O Último Rock
de Diego de Jesus
Brasil, 2023
Quinze Quase Dezesseis
de Thais Fujinaga
Brasil, 2023
Toda Menina Baiana
de Cecília Amado
Brasil, 2022
PANORAMA DE ANIMAÇÃO
Pipes
de Jessica Meier, Kilian Feusi e Sujanth Ravichandran
Suíça, 2022
MELHOR CURTA DE ANIMAÇÃO – PRÊMIO GAMA
Coelhitos e Gambazitas
de Thomas Larson
Brasil, 2022
Dona Beatriz Ñsîmba Vita
de Catapreta
Brasil, 2024
Ernesto
de Fernanda Roque
Brasil, 2023
Scale
de Joseph Pierce
França/Reino Unido/Bélgica, 2022
My Dear Son
de Lilian Fu
Reino Unido/Hong Kong, 2022
fur
de Zhen Li
EUA, 2022
Well Wishes My Love, Your Love
de Gabriel Gabriel Garble
Suécia/Malásia, 2022
HOMENAGEM GLAUBER ROCHA
Barravento
de Glauber Rocha
Brasil, 1962
O Leão de Sete Cabeças
de Glauber Rocha
Brasil/Itália, 1970
Terra em Transe
de Glauber Rocha
Brasil, 1967
MOSTRA KAOGUIAMO
"Some Kind of Funny Porto Rican?": A Cape Verdean American Story
de Claire Andrade-Watkins
EUA/Cabo Verde, 2006
A Boneca
de Helder Doca
Cabo Verde, 2015
A Love Story About Power – Prólogo
de Ery Claver
Angola, 2019
A Luz No Quarto Era Vermelha Porque Não Existia Amor
de Ery Claver
Angola, 2016
A Voz de Um Pincel
de Douglas Condzo
Moçambique, 2019
Ab-Initio
de Tambla Almeida
Cabo Verde, 2000
Bidon: Nação Ilhéu
de Celeste Fortes e Edson Silva
Cabo Verde, 2019
Curtas do concurso "Oiá 1 Minut"
de Vários
Cabo Verde, 2023
D de Eficiência
de Tambla Almeida
Cabo Verde, 2016
Dexan Ser Kriansa
de Square Films
Cabo Verde, 2022
Dona Mónica
de Carlos Yuri Ceuninck
Cabo Verde, 2020
ENÓQUIO: Que Não Tinha Coração
de Ery Claver e Evan Claver
Angola, 2020
Há um Zumbido, Há um Mosquito, São Dois
de Ery Claver
Angola, 2017
Mãe Pretinha
de Patricia Silva
Cabo Verde, 2022
Menino Kokry
de Papé di nha Raça
Guiné-Bissau, 2022
Mudjeris di Areia
de Mário Cabral
Cabo Verde, 2022
Poeira i Poesia
de Tambla Almeida
Cabo Verde, 2007
Rbera-Morada
de Tambla Almeida
Cabo Verde, 2023
Serenata de Amor
de Claire Andrade-Watkins
EUA/Cabo Verde, 2013
Sonho do Professor
de Tambla Almeida
Cabo Verde, 2010
Terra Longe
de Nenass Almeida e Nuno Pina
Cabo Verde, 2013
Ulime
de Tambla Almeida
Cabo Verde, 2010
Xidzedze
de Wilford Machili
Moçambique, 2019
MATINÊ PANORAMA INFANTIL
Knor
de Mascha Halberstad
Países Baixos/Bélgica, 2022
Menção Honrosa – Prêmio Gama
Quintal
de Mariana Netto
Brasil, 2022
Sobre Amizade e Bicicletas
de Julia Vidal
Brasil, 2022
Tarsilinha
de Celia Catunda e Kiko Mistrorigo
Brasil, 2021
Filme DE ENCERRAMENTO
Alegria é a Prova dos Nove
de Helena Ignez
Brasil, 2023
ATIVIDADES
Audiovisual: emprego e renda – As ações do estado e da Prefeitura
Participantes: Bruno Monteiro (Secretário de Cultura do Estado da Bahia) e Pedro Tourinho (Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador)
Mediação: Cláudio Marques
Cinema Negro na Bahia, uma realidade incontornável
Participantes: Olívia Santana (Deputada Estadual), Natan Fox e Tulani Nascimento (membros da APAN – Associação de Profissionais do Audiovisual Negro)
Mediação: Adolfo Gomes
Distribuindo obrigações e a convergência dos poderes (MINC/Ancine, BahiaFilmes e Salcine) – A necessidade de conferir atribuições distintas aos poderes
Participantes: Gabriel Portela (Secretário Municipal Adjunto de Cultura (BH) e secretário-geral do Fórum Nacional de Secretários e Gestores de Cultura das Capitais e Municípios Associados), Pola Ribeiro (Estado da Bahia), Paulo Alcoforado (ANCINE)
Mediação: Felipe Dias (Salcine)
Trajetórias, percursos e processos criativos
Participantes: Bruna Linzmeyer (atriz e roteirista), Heloísa Passos (cineasta e diretora de fotografia) e Cristina Amaral (montadora)
Salas independentes: a força do cinema brasileiro
Participantes: Adhemar Oliveira (Cinearte/ Cine Glauber Rocha), Suzana Argolo (Sala de Arte), Samuel Marota (Centro Cultural Unimed-BH – Minas Tênis Clube), Daiane Silva (Sala Walter da Silveira)
Mediação: Cláudio Marques
Paulo Alcoforado com Associações
Participantes: APC (Associações de Produtores e Cineastas da Bahia), APAN (Associação de Profissionais do Audiovisual Negro), Associação dos Cineclubes da Bahia, Associação dos Exibidores Independentes de Salvador, MulherCine BA (Coletivo de Mulheres do Cinema Baiano), CONE (Conexão Audiovisual Centro-Oeste, Norte, Nordeste), Bravi (Brasil Audiovisual Independente), Associação de Roteiristas da Bahia, SASB (Associação do Setor Audiovisual do Sudoeste Baiano), GAMA (Associação de Games e Animação), AVIBA – Articulação Audiovisual do Interior da Bahia
Distribuição e Exibição: como conquistar o mercado nacional?
Participantes: Paulo Alcoforado (ANCINE), Joelma Gonzaga (Secretaria do Audiovisual MINC), Débora Ivanov (Produtora e Distribuidora), Adhemar Oliveira (Cinearte/ Cine Glauber Rocha)
Mediação: Felipe Dias (Salcine)
Regulamentação do VOD no Brasil
Participantes: Paulo Alcoforado (ANCINE), Joelma Gonzaga (Secretaria do Audiovisual MINC), Gabriel Pires (Conselho Superior de Cinema/ NordesteLAB)
Mediação: Pola Ribeiro (Governo da Bahia)
A força das associações independentes frente às políticas governamentais
Participantes: Gabriel Pires (CONE – Conexão Audiovisual Centro-Oeste, Norte, Nordeste), Raquel Valadares (API – Associação das Produtoras Independentes do Audiovisual Brasileiro), Marcello Benedictis (APC – Associações de Produtores e Cineastas da Bahia), Vânia Lima (BRAVI – Brasil Audiovisual Independente), Daniel Leite Almeida (SASB -Associação do Setor Audiovisual do Sudoeste Baiano)
Mediação: Keyti Souza (APAN – Associação de Profissionais do Audiovisual Negro)
A importância dos Festivais de Cinema no Brasil
Participantes: Edson Bastos (FECIBA – Festival de Cinema Baiano), Márcio Perez (Kinofórum), Tambla Almeida (Festival Nacional de Cinema e Audiovisual de Cabo Verde – Oiá), Hilda Lopes Pontes (Lugar de Mulher é no Cinema), Luiza Lins (Fórum dos Festivais/ Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis)
Mediação: Marília Hughes Guerreiro (Panorama Internacional Coisa de Cinema)
XI PANLAB de Roteiro
Consultoria: Aleksei Abib, Ceci Alves e Iana Cossoy
VI PANLAB de Montagem
Consultoria: Cristina Amaral
CURADORIA
Cláudio Marques
Curadoria de longas
Competitivas Baiana e Nacional
Marília Hughes
Curadoria de longas e curtas
Competitivas Baiana, Nacional e Internacional
Adolfo Gomes
Curadoria de longas
Competitiva Internacional
Gênesis Nascimento
Curadoria de curtas
Competitivas Baiana e Nacional
João Paulo Barreto
Curadoria de curtas
Competitivas Baiana e Nacional
Rafael Carvalho
Curadoria de curtas
Competitivas Baiana e Nacional
Ceci Alves
Curadoria de curtas
Competitivas Baiana e Nacional
Rafael Saraiva
Curadoria de curtas
Competitiva Internacional
JÚRIS
JÚRI OFICIAL – COMPETITIVA NACIONAL
Heloisa Passos
Heloisa Passos é realizadora de filmes e uma premiada diretora de fotografia. Dirigiu vários curtas-metragens, entre eles o premiado "Viva Volta" com Raul de Souza e Maria Bethânia. "Construindo Pontes", seu primeiro longa metragem como diretora estreou no IDFA e recebeu diversos prêmios, entre eles: Prêmio Marco Antônio Guimarães no 50 ̊ Festival de Cinema Brasileiro de Brasília, e Premio de la crítica CAMIRA no VIII Festival Márgenes (Espanha). "Eneida" estreou no É Tudo Verdade em 2022 e entrou nas salas de cinema no Brasil e em Portugal em 2023. Entre os mais de 40 filmes que fotografou, estão longas-metragens premiados internacionalmente, como "Nothing Lasts Forever" (Berlinale, 2022, Melhor Fotografia Cinema Eye Honor, 2024), "Mulher do Pai" (Berlinale, 2017, melhor Fotografia Festival do Rio), "Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo" (Veneza, 2009, melhor fotografia Festival do Rio) e "Manda Bala" (excelência em Cinematografia Sundance, 2007).
Bruna Linzmeyer
Bruna Linzmeyer é atriz e roteirista. Natural de Corupá, Santa Catarina, hoje baseada no Rio de Janeiro, estreou na televisão em 2010. Sua personalidade emblemática permeia a construção de suas personagens em mais de 18 filmes, entre longas e curtas, e cerca de 12 produções televisivas. Recebeu inúmeros prêmios, com destaque para o Prêmio Especial do Júri do Festival de Sundance, nos EUA, por sua atuação em "Uma Paciência Selvagem Me Trouxe Até Aqui", e para o Prêmio Félix no Festival de Cinema do Rio de Personalidade do Ano, por seu ativismo junto à comunidade LGBTQIAP+, à qual pertence. Já trabalhou com cineastas como Juliana Rojas, Anita Rocha da Silveira, Sabrina Fidalgo, Cacá Diegues e Neville de Almeida. Entre seus trabalhos recentes está a série "Máscaras de Oxigênio Não Cairão Automaticamente" para HBO, com direção de Marcelo Gomes e lançamento previsto para 2025. Atualmente, desenvolve projetos autorais para teatro e cinema.
Tambla Almeida
Tambla Almeida, nacionalidade cabo-verdiana, nasceu na cidade da Praia. Atualmente reside em Mindelo. É Mestre em Educação Artística pelo Instituto Politécnico de Viana de Castelo, Portugal, e tem como campo de pesquisa as Histórias de Vida, a Educação pela Imagem e com Imagem e a Educação Extracurricular. Tem trabalhado em Universidades cabo-verdianas como a Universidade Lusófona de Mindelo, a UNIMindelo e a UNICV. É atualmente mentor e diretor do Festival Nacional de Cinema e Audiovisual de Cabo Verde – Oiá. É docente da disciplina de Educação Artística, na Escola Secundária Jorge Barbosa – ilha de S.Vicente. Realizador audiovisual e de cinema e produtor cultural, tem trabalhos na videoarte, cinema poesia, vídeos institucionais, videoclipes, documentário e televisão. Como arte-educador trabalha entre escolas e comunidades, onde desenvolve programas de capacitação audiovisual e de empoderamento da juventude. Muitos dos jovens que vieram incrementar o setor audiovisual, em várias ilhas do país, frequentaram projetos sob a sua coordenação. Entre 2011 e 2018, dirigiu a Associação Terra-Tambor.
JÚRI OFICIAL – COMPETITIVA BAIANA
Samuel Marotta
Samuel Marotta é programador das salas de Cinema do Centro Cultural Unimed/Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte. Pela sala foi curador das mostras "Mais Fundo que o Mar: o Clube da Esquina no Cinema"; Paul Newman Diretor; Isto é Arrigo; Retrospectiva Martin Rejtman, dentre outras. É criador e editor da revista de cinema Vai e Vem. Co-roteirizou e co-dirigiu os longas-metragens "Estado de Sítio" (2011) "Semana Santa" (2013) e "Baixo Centro" (2018), vencedor da mostra Aurora da 21° Mostra de Cinema de Tiradentes.
Keity Souza
Sócia-Diretora executiva da Têm Dendê Produções, empresa com mais de 20 anos de atuação, e mais de 100 horas de programações realizadas nos diversos segmentos, também é Diretora Administrativa da Associação de Profissionais do Audiovisual Negro – APAN, instituição que há 8 anos vem trabalhando para o fortalecimento do mercado audiovisual e da presença e ascensão de profissionais negres por meio de uma forte atuação política. Keyti é formada em jornalismo e possui especialização em mídias digitais, gerencia projetos executivos em coprodução, e atua na prospecção de novos negócios, lei do audiovisual, editais e outras fontes de fomento. Atua ainda na produção executiva de projetos audiovisuais documentais e de ficção. Além disso, também realiza crítica ensaísta de obras audiovisuais, especialmente produzidas por países africanos para o site Negre e resenhas sobre viagens para o site Bitonga Travel. Com mais de 10 anos de experiência, foi responsável pela produção executiva de séries e filmes, entre os quais destaca-se o longa-metragem documental Cartas Para…, filme que traz a história de três mulheres negras, escritoras de língua portuguesa do Brasil, Moçambique e Portugal, trocando cartas sobre sua vivência e escrita a partir de três eixos: a voz, o corpo e o tempo.
Cecilia Barroso
Cecilia Barroso é jornalista e crítica de cinema. Além de atuar como curadora, esteve em mostras e festivais como júri, palestrante e debatedora. Ministra cursos sobre crítica cinematográfica e história do cinema. Participou como autora de diversas publicações, entre elas, "Mulheres atrás das câmeras: As cineastas brasileiras de 1930 a 2018", finalista do Prêmio Jabuti. É integrante da Associação Brasileira de Críticos de Cinema, da Critics Choice Association, das Elviras – Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema e votante internacional do Globo de Ouro.
JÚRI OFICIAL – COMPETITIVA INTERNACIONAL
Márcia Limma
Márcia Limma, e atriz, cantora, performer, diretora, produtora teatral, e mestre em Artes Cênicas. Também foi uma das fundadoras do grupo Vilavox, onde atuou por 20 anos. Sua formação foi forjada no teatro de grupo, onde realizou a maior parte de suas produções os espetáculos: " Medeia Negra" "O Castelo da Torre" (2015), "O Segredo da Arca de Trancoso" (2012), "Canteiros de Rosa" (2008) e "Primeiro de Abril" (2004), entre outros. Em 2019 participou do espetáculo "Holocausto Brasileiro: Prontuário da razão degenerada", dirigido por Diego Araúja. Atua como professora de teatro, voz, e contação de história. No cinema atuou em 2020 nos curtas metragem: "O jantar", direção de Momó de Abreu e "Via Láctea" com direção de Thiago Almasy. E também no longa " A Mensageira" com direção de Cláudio Marques. Em 2022 dirigiu o espetáculo de rua "Akonis da Península" em parceria com o ICBIE, Escuna Criativa, Grupo Antagon e Fábrica Cultural. Em 2023 ganhou o prêmio de melhor atriz pelo Festival Internacional de Cinema na Turquia- Golden Wheat Awards, por Via Láctea. Estreou o espetáculo "Partiste" com direção de Ícaro Bittencourt e texto de Paulo Henrique Alcântara.
Morgana Gama
Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas (Póscom/UFBA), com estágio doutoral na Universidade da Beira Interior (Portugal), atualmente desenvolve pesquisa sobre a relação entre narrativas de tradição oral e os cinemas produzidos em África e suas diásporas (CNPq 25/2021). Membro do grupo de pesquisa Laboratório de Análise Fílmica (LAF), colabora com projetos de difusão audiovisual como Cineclube Nanook, Cine África, Mostra "Lugar de Mulher é no Cinema" e Porto Femme Film Festival (Portugal). Como membro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE), é uma das coordenadoras do Seminário Temático "Cinemas Negros: estéticas, narrativas e políticas audiovisuais na África e nas afrodiásporas" e integrante da Equipe Editorial da REBECA (Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual).
Feliphe Alencar
É roteirista e pesquisador de Cinema com foco no Cinema Político e na Natureza da Imagem cinematográfica. Bacharelando em Artes (Cinema e Audiovisual) e graduado em Direito, conduziu pesquisas no arquivo do diretor Glauber Rocha, no MAM Rio, resultando no seu primeiro artigo, selecionado para a publicação pelo Festival Internacional de Cinema da LASA (Latin American Studies Association). Participou do livro "Direito e Cinema Francês", escrevendo sobre Jean-Luc Godard, realizador central em suas pesquisas.
Júri Prêmio Orlando Senna – Competitiva Nacional
Daniel Leite Almeida
Escritor, roteirista, diretor, cineasta, nasceu em 23 de Maio de 1991, na cidade de Aragarças – GO. Graduado em Cinema pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e em Letras pela Universidade Federal do Mato Grosso. Co-fundador da Ato3 Produções, produtora independente de Cinema da cidade de Vitória da Conquista, interior da Bahia. Assina Roteiro, Direção e Produção Executiva de Alice dos Anjos, longa-metragem Infanto-Juvenil vencedor de seis prêmios no 54º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (Melhor Direção, Melhor Filme pelo Juri Popular, Melhor Filme pela Crítica da ABRACCINE, Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino e Melhor Maquiagem); e ainda como Produtor Executivo, trabalha em Dois Sertões, filme Documentário de Caio Resende selecionado no edital do Canal: Curta! com o Prodav 02, selecionado no 25º Festival do Rio e na 47ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Trabalha como Roteirista Principal no projeto Memórias de Sangue: O vampiro que descobriu o Brasil, série televisiva selecionada no Edital de 2018 de Desenvolvimento de Roteiro do Ministério da Cultura com o tema 200 Anos da Independência do Brasil. Assina como produtor executivo os curtas-metragens: Veneno, de Kauan Oliveira; O ovo, de Rayane Teles; O sonho de Zezinho, de Edmundo Lacerda; Bicho, de Shirley Ferreira; Território das cercas, de Ricardo Fraga; Central de Memórias, de Rayssa Coelho e Filipe Gama; Entre o ninho e as andorinhas, onde assina, também, direção e roteiro. É produtor executivo do longa-metragem O CANTO DA CIGARRA, de Rayane Teles, selecionado no Edital Prêmio Jorge Portugal na categoria de Desenvolvimento e premiado na edição de 2020 do Nordestelab. É criador e idealizador do REC CONQUISTA, projeto de fomento e produção audiovisual de jovens realizadores da cidade de Vitória da Conquista (Bahia) de forma colaborativa e sustentável; e da USINA AUTORAL, projeto de estudo e escrita criativa de roteiro em grupo. É um dos produtores do I CINE EM TRANSE, Festival de Cinema do Sudoeste da Bahia. Associado a Conexão Centro Oeste, Norte e Nordeste (CONNE), a Associação de Produtores e Cineastas da Bahia (APC), atualmente, preside a diretoria da Associação do Setor Audiovisual do Sudoeste da Bahia (SASB) na gestão 2023/2025. Fez a produção geral do I Fórum Audiovisual dos Interiores da Bahia em Agosto de 2023, na cidade de Vitória da Conquista.
Carla Almeida
Carla Almeida é cineasta, educadora e pesquisadora. Mestra em Gestão e Tecnologias aplicadas à Educação pela UNEB. Integrante da APAN (Associação de Produtores do Audiovisual Negro). Participa do Movimento do Cinema Decolonial de Mulheres, atuando também como curadora e júri em eventos de cinema. Sócia fundadora da Aysú Produções (serviços de acessibilidade e formações para audiovisual).
Priscilla Andreata
Priscilla Andreata é escritora, roteirista, e pesquisadora, é doutora em Ciências Sociais pela UFBA e sócia da produtora Baião de Dois onde atua na criação, desenvolvimento e gestão de projetos. Assina a produção e o roteiro do documentário de longa-metragem "Roque Ferreira – é preciso criar Ilusões", vencedor de edital de produção da Secult/BA em parceria com o Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), com previsão de lançamento para 2025. Tem contos e poesias em publicações à exemplo das antologias do selo OFF-FLIP "Nós" e "Nordestes" (2023) e Prêmio OFF-FLIP 2024 – Contos. Faz parte do Coletivo de Mulheres do Cinema Baiano, da Associação de Produtores e Cineastas da Bahia (APC/BA) e da Rede Cabíria de Talentos. Pesquisa roteiro, narrativa, gênero e outros temas como o "female gaze", "a jornada da heroína" e "a construção da personagem feminina".
Júri Prêmio Orlando Senna – Competitiva Baiana
Jarbas Éssi
Jarbas Éssi é um cineasta de Ibotirama, às margens do São Francisco. É roteirista e diretor, poeta e compositor musical, psicólogo clínico, também formado em Letras, pós-graduado em Educação, em psicanálise, em terapia cognitivo-comportamental, em análise do discurso, com doutoramento em língua portuguesa. Escreveu importantes séries exibidas na TV Cultura e em outros canais, tais como Pequeno Gigante, Kirimurê, Pedro e a Pedra Secreta, Floradas, e Portão mágico. Foi premiado na CPLP como melhor roteiro de longa internacional em língua portuguesa, com o longa Coração-Guiné.
Alessandra Pastore
Graduada em Comunicação Social com habilitação em jornalismo. Técnica em Administração de Empresas. Produtora Executiva da Salitre Conteúdos Audiovisuais, trabalhou junto aos seus parceiros no desenvolvimento de projetos. Atua como produtora cultural desde 2018. Trabalhou como Assistente de produção na Ópera Lídia de Oxum, Assistente de Produção no Festival de Jazz do Capão, Pesquisadora e assistente de produção no documentário Brasil Tupinambá, Diretora de produção e produtora da série documental Histórias Submersas, Coordenadora de produção no Longa de Ficção Nina, produtora do Projeto EnCIRCOpedia Virtual – Bahia/Sergipe, diretora de produção do documentário Palhaços, Assistente de produção e Controller no Longa Beleza da Noite, Assistente de Produção no Longa Ó Paí Ó 2, assistente de coordenação de logística do Festival Salvador Capital Afro, produtora executiva do Ciranda do Brincar, Diretora de Produção do Longa Timidez, Assistente de produção do longa O Sino, Diretora de produção do curta Trançando Festas, Diretora do longa documentário COSME – o Advogado dos Pobres.
Júri Prêmio GAMA – Curta-metragem de Animação
José Araripe Jr.
José Araripe Jr. o Arara, é roteirista e diretor de filmes e séries.Ilustrador e escritor, tem graduação de Artista plástico e cursou pós graduação de Cinema de Animação na PUC/RJ. Realizou a série de animação em 3D, "Cainã, o morador do mato", e o curta E.T.ílico. Atualmente finaliza as séries: "Pé e Cabeça" e "O Spa das Tartarugas". Premiado nos principais festivais brasileiros, com ficções living action, recentemente exibiu em televisão as séries documentais "O País da Poesia Popular" e "Hiper Praia". No Panorama Internacional de Cinema deste ano lança seu primeiro livro de contos: "Lili é dama e usa patins mentais".
Leonardo Silva
Diretor/Fundador da Mantra Filmes, é publicitário de formação, diretor e produtor audiovisual que, nos últimos anos, vem produzindo projetos autorais e sob demanda em todas as linguagens (Ficção, Animação, Documentário e Games) para o mercado baiano e outras cidades do Brasil. Atualmente ocupa o cargo de Presidente da GAMA
(Associação de Produtores de Games e Animação). É Diretor e Produtor Executivo das séries de animação 3D – Pedro e a Pedra Secreta e Portão Mágico. Realizou, no início da carreira, obras publicitárias para clientes como a Vivo, Rede Bahia, Dow Química entre outros do mercado baiano. Em 2010 e 2011 produziu a campanha publicitária do Festival de Verão de Salvador. Em 2012 realizou a produção do curta FIRE WEST, selecionado no Festival Internacional BRASIL STOPMOTION; Em 2013 e 2014 realizou em co-produção com a produtora Larty Mark a série Mistureba, com 6 episódios de 3′ cada temporada para a TVE-BA durante sua programação de Carnaval; Em 2017 e 1018 dirigiu e produziu a primeira temporada dos clipes musicais em animação A Turma do Pula-pula. A partir de então lidera a produção de diversas obras com destaque para as animações e games. Em 2024 iniciará a produção do primeiro longa-metragem como diretor: Edy, o E.T. que dá samba.
Júri BRADA – Competitiva Nacional
Clarissa Ribeiro
Graduada em Comunicação Social, é diretora de arte, cenógrafa e figurinista. Iniciou no audiovisual em 1999, com o curta-metragem "Nunca Nada". Trabalhou com diversas esferas do audiovisual assim como em outras linguagens artísticas como teatro e música, sempre dentro do departamento de arte.Assinou a arte de projetos como as séries "A bicicleta do vovô", "Histórias de Jajá" e "Cotidiano" e os filmes "Memórias Afro Atlânticas", "Cristal lux" e "Cosmovisões". Tem formação em diseño de producción pela Escuela Internacional de Cine y TV de Santo Antonio de los Baños, Cuba (Altos Estudos) e em Artes Dramáticas com ênfase em figurino pelo IFBA.
Fernanda Teixeira
Fernanda Teixeira é cineasta e diretora de arte e atua há 18 anos no mercado audiovisual. Foi responsável pela direção de arte de diversos longas, séries, clipes e campanhas publicitárias. Seus trabalhos mais recentes como diretora de arte são: "Ta Escrito" de Matheus Souza, "On Off" de Lirio Ferreira, "Ciclo" de Ian SBF, "Peçanha contra o Animal" de Vini Videla, "O Porteiro" de Paulo Fontenelle e a coprodução portuguesa "O Último Animal" de Leonel Vieira. Além de diretora de arte, Fernanda também desenvolveu um trabalho autoral como roteirista e diretora, tendo realizado cinco curtas metragens que participaram de diversos festivais nacionais e internacionais. Entre eles o curta "A Espera" que participou da Competição da Semana da Crítica do Festival de Cannes em 2008. Em 2018, lançou seu primeiro longa-metragem intitulado "O que Resta". Seu trabalho como diretora de arte a levou a montar um acervo próprio com mais de 80 mil itens entre objetos, mobiliário e figurinos que atende as mais diversas produções audiovisuais.
Tatiana Curto
Tatiana Curto é formada em Direção de Arte e Direção pela Academia Internacional de Cinema e atua como Diretora de Arte desde 2011. Tendo assinado a Arte de mais de 40 projetos, entre longas, e publicidades, destacam-se as séries: "Patati Patatá", "Entre o céu e o escuro", "Bola pra frente" , "Maria Bonita" e "Lona Preta". Atua também como coordenadora e produtora de arte tendo assinado recentemente os longas: "Carga Máxima" e "Meu nome é Gal" e a série "Franjinha e Milena: em busca da ciência".
Júri BRADA – Competitiva Baiana
Carol Tanajura
Diretora de Arte e Cenógrafa. Graduada em Arquitetura pela Ufba com especialização em Direção de Arte para Cinema e TV Universidade Estácio de Sá (RJ). Trabalha no departamento de Arte desde 2002, realizou diversos projetos em Longas-metragens e já assinou a Direção de Arte de mais de trinta projetos audiovisuais. Professora fomentadora, criou um projeto de formação em 2018, a Oficina Contínua de Direção de Arte no intuito de formar mão-de-obra para o mercado de trabalho e fortalecer a importância da Direção de Arte Audiovisual. Com a necessidade do Isolamento Social, se aproxima do universo das redes sociais, reconfigura seu espaço que se transforma no Tanah , onde são realizados cursos, debates e atividades culturais no universo do Cinema, amplamente ou intimamente relacionados à Direção de Arte.
Juliana Lobo
Juliana Lobo é diretora de arte formada em Design de Produto pela FAAP (2005), Mestrado em Cinema Alternativo EICTV (2018) e cenografia pelo curso de JC Serroni (2003). Seus trabalhos mais recentes no cinema foram os longa-metragens Meu nome é Gal de Dandara Ferreira e Lô Politi e Três Tigres Tristes de Gustavo Vinagre vencedor do Teddy Award em Berlim 2022. Também assina a direção de arte das séries Histórias (IM)Possíveis direção geral de Luisa Lima (GloboPlay) e (Des)encontros, de Rodrigo Bernardo (Netflix). Além de participar do departamento de arte de diferentes longas-metragens, entre eles Joaquim de Marcelo Gomes, Que Horas ela Volta, de Anna Muylaert, Campo Grande, de Sandra Kogut, Ausência, de Chico Teixeira e Amazônia de Thierry Ragobert.
Sarah Noda
Sarah Noda é diretora de arte de cinema e publicidade. Formada em Comunicação Social pela UNESP está erradicada em Brasília desde 2010. Participou de longas-metragens como Faroeste Caboclo, O Outro Lado do Paraíso, Uma Loucura de Mulher e da série Mil Dias – A saga da construção de Brasília. Assina direção de arte do premiado curta-metragem O Véu de Amani e do longa-metragem A Cisterna.
Júri AMAAV – Prêmio Destaque Melhor Maquiagem
Débora Saad
Débora Saad atua no Cinema e Audiovisual desde 2010 como Maquiadora, Cabeleireira e Artista de Efeitos Especiais. Trabalhou em produções como "Bacurau", "A Viagem de Pedro" e "Reality Z". Desenvolveu a caracterização de "A Magia de Aruna", série de fantasia da Disney+, e dos longas "Ricos de Amor 2", "Vidente por Acidente" e "Viva a Vida". Apaixonada pela arte da caracterização, nos anos de 2020 e 2021 desenvolveu e ministrou com a caracterizadora Tayce Vale o projeto educacional Clitoria FX, com foco em maquiagem de efeitos para profissionais do audiovisual.
Roger Ferrari
Roger Ferrari é caracterizador e especialista em efeitos especiais de maquiagem, escultor e artista plástico. Representante da AMAAV (Associação dos Maquiadores e Assistentes do Audiovisual) participou e coordenou a criação dos manuais de bioseguranca durante a pandemia do covid. Participou, diversos projetos de longa metragem, como "A Despedida", "Poropopó", e curta metragens como "Amores Passageiros", séries como "Amor em 4 Atos" além de minisséries, conteúdo para TV, teatro e musicais.
Wilson D'Argolo
Wilson D'Argolo começou sua carreira no teatro, foi formado em Dança pela UFBA, participou do grupo de dança Frutos Tropicais. Produziu para teatro, vídeo e cinema, até que abraçou a maquiagem como meta e realização. Em sua trajetória assinou a maquiagem de filmes como "Trampolim do Forte", "Jardim das Folhas Sagradas", "Diário do Convento", "O Paí, Ó!". Ganhou o Prêmio de Melhor Maquiagem em longa, troféu Cacto de Ouro(2015), pelo seu trabalho no filme "Revoada". Criou o figurino de "Corneteiro Lopes", e recentemente assinou figurino e direção de arte na série "Egbara Dudú".
JÚRI JOVEM – COMPETITIVA NACIONAL
Flávia de Santana
Paulo Henrique Vaz
Gabriel Amorim
Vinícius Eliziário
João Gabriel Veiga
JÚRI JOVEM – COMPETITIVA BAIANA
Núbia dos Santos
Ciro Garcez
Matheus Pinheiro
Wellison Silva
Yan Inácio dos Santos
APOIOS E PATROCINADORES
