04/04/2025 às 18h35
Cine Glauber Rocha - Sala 4
NACIONALIDADE: IMIGRANTE
NATIONALITÉ: IMMIGRÉ
FICÇÃO / 85’ / P&B / 1976 / FRA
Mostra de Filmes Restaurados
Um manifesto filmado entre 1972 e 1975, o primeiro filme de Sidney Sokhona é a história de uma luta, a dos trabalhadores imigrantes na França. Misturando ficção e documentário, o diretor mauritano refaz sua própria jornada difícil ao chegar a Paris, onde enfrenta racismo e exploração, uma experiência que culmina em um despertar político e uma revolta coletiva no albergue da Rue Riquet. Pela primeira vez, as lutas dos imigrantes são filmadas de dentro. Sokhona usa o cinema para denunciar sua situação, revelar a complexidade de suas vidas e, no processo, desconstruir o paternalismo de alguns militantes de extrema esquerda.
FiCha Técnica
Direção: Sidney Sokhona
Montagem: Danièle Tessier
Som: Jean-Pierre Laforce e Alain Cointro
Elenco: Constant Hames, Frank Valmont, Denis Parichon, Sally N’Dongo, Camara Bingourou, Bertrand Mayet, Yerro N’diaye, Alphonse Teixido, Sidi Gassama e Brahim Barakati

Sidney Sokhona
DIREção
Sidney Sokhona, cineasta mauritano, chegou a Paris aos 14 anos. Trabalhou, estudou cinema e foi assistente de direção. Dirigiu “Nationalité: Immigré” (1975) e “Safrana” (1977). Premiado no FESPACO e em Paris, deixou o cinema pela política.