Júri Associações

Competitiva Baiana Longa e Curta Metragens

Natan Fox | APAN – Associação de Profissionais do Audiovisual Negro

Diretor, roteirista e fotógrafo. Formou-se como roteirista pela Escola Roteiraria e em direção cinematográfica pela AIC. É sócio da produtora Mansa Filmes. Em 2020, realizou seu primeiro curta-metragem (doc/ficção) “FALAFEL”, premiado no Edital Respiro, do Itaú Cultural. Foi roteirista de cinco episódios da série documental “Coleção Antirracista”. Co-escreveu e dirigiu o curta-metragem “O Homem Que Virou Castanha”.

> A APAN é uma organização sem fins lucrativos, presente em todas as regiões do Brasil, que atua desde 2016 no fortalecimento do audiovisual negro.

Priscilla Andreata | APC Bahia – Associação de produtores e cineastas da Bahia

Escritora, roteirista e pesquisadora. Doutora em Ciências Sociais pela UFBA e sócia da produtora Baião de Dois, onde atua na criação, desenvolvimento e gestão de projetos. Membra do Coletivo de Mulheres do Cinema Baiano – Mulher Cine, da Rede Cabíria de Talentos e da diretoria colegiada da Associação de Produtores e Cineastas da Bahia – APC. Pesquisa Roteiro, narrativa.

> A APC Bahia atua há mais de 10 anos representando o audiovisual independente do Estado. Entre suas muitas realizações estão os projetos bases que deram origem a empresa Bahia Filmes.

Rogério Cathalá | AUTORAIS – Associação de Autores Roteiristas da Bahia

Roteirista e diretor baiano, mestre em meios e processos audiovisuais pela ECA-USP. Desenvolve projetos no escritório criativo Tropical Dystopia em Salvador. Vencedor do prêmio de melhor piloto no FRAPA e finalista do GUIÕES. Escreveu e dirigiu três curtas com dezenas de seleções e uma indicação para o prêmio CILECT.

> AUTORAIS nasceu com o propósito de fortalecer a presença e a valorização dos profissionais da escrita de roteiro no estado. Primeira entidade do Norte-Nordeste dedicada exclusivamente a roteiristas.

Competitiva Nacional Longa e Curta Metragens

Carol Tanajura | BRADA

Carol Tanajura é Diretora de Arte com ampla experiência no mercado, já́ assinou mais de trinta obras audiovisuais, entre elas Oeste Outra Vez, prêmio de Melhor Longa-metragem Brasileiro no 52o Festival de Cinema de Gramado. Ministra cursos e Oficinas desde 2011. Em 2018 criou a Oficina Contínua de Direção de Arte no intuito de formar mão-de-obra para o mercado de trabalho e fortalecer a importância da Direção de Arte Audiovisual.

> A BRADA é um coletivo de diretoras de arte do Brasil que desde 2020 reúne mais de 150 mulheres em todas as regiões do país. O desejo de reunião e ação conjunta levou à formação do grupo, tendo como ponto comum o desejo de pesquisar, discutir e divulgar a importância da Direção de Arte no audiovisual brasileiro e internacional, buscando equidade, solidariedade e cooperação na construção audiovisual.

Juliane Almeida | API – Associação das Produtoras Independentes do Audiovisual Brasileiro

Juliane Almeida está diretora da região norte na API – Associação de Produtoras Independentes do Audiovisual Brasileiro. Desde 2013, lidera a produtora Jubalina Produções no Tocantins, com a qual lança em 2025 a série documentário “Criança de Raiz” (Brasil, Cabo Verde) e, em 2026, o longa ficcional de comédia “Apoio Cultural”, nos quais é produtora, e também roteirista e diretora.

> A API é uma entidade patronal de âmbito nacional, criada em 2018, que representa produtoras independentes brasileiras classificadas até nível 4 pela ANCINE. Também atua como uma das principais entidades do audiovisual junto ao Legislativo e Judiciário.

Leonardo Silva | GAMA – Associação de Empresas de Games e Animação

Leonardo Silva é diretor/fundador da Mantra Filmes, é publicitário de formação, diretor e produtor audiovisual, e nos últimos anos vem produzindo projetos autorais e sob demanda em diversas linguagens (Ficção, Animação, Documentário e Games). É Diretor e Produtor Executivo das animações Pedro e a Pedra Secreta, Portão Mágico e o longa-metragem Edy o E.T. que dá Samba. Na indústria do audiovisual interativo lançou mundialmente o game Elderand.

> A GAMA atua no mercado de Games e de filmes de Animação, dois segmentos distintos, com muita aderência às tecnologias digitais de ponta, que atuam com estratégias próprias em suas cadeias produtivas, mas que possuem pontos em comum, e por isso buscam organicamente aproximação mútua.