Memórias do Panorama – por Klaus Hastenreiter
26/03/2025
2014, X Panorama. Eu fazia parte do Júri Jovem, acompanhando a Competitiva Nacional daquele ano. Na época já tinha realizado dois curtas-metragens e estava em busca de histórias para novos roteiros. Na saída de uma das sessões me veio uma história sobre uma menina de 7 anos que, sem noção de morte, tem que lidar com a perda da avó. Imediatamente, no café do Cine Glauber Rocha, contei a ideia pra minha namorada, Hilda, que logo se empolgou com a premissa. Brinquei que poderíamos fazer uma filha pra atuar no filme.
Bom, coincidência ou não, dois meses depois Hilda ficou grávida de uma menina, Penélope. As dificuldades de financiamento e o atraso da pandemia calharam para que as filmagens do curta ocorressem justamente no mês de aniversário de 7 anos dela – permitindo que participasse do filme.
E, nesse ano de 2025, quase 11 anos depois da ideia, Vovó foi pro Céu estreia no Panorama, no mesmo cinema onde a ideia foi concebida e essa história começou. Gosto de brincar que descobrimos uma nova função no cinema: Reprodução de elenco.
Klaus Hastenreiter
https://www.instagram.com/klaushasten