Salvador lança escritório para atrair gravação de filmes e festivais de cinema internacionais

17/03/2024

Portal Alô Alô Bahia
por Matheus Simoni

A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Cultura e Turismo, lançou uma iniciativa para atrair a gravação de filmes nacionais e internacionais, além de fomentar a realização de festivais de cinema na capital baiana.

A novidade foi batizada de Salvador Film Comission e apresentada nesta quinta-feira (14), durante a abertura da XIX edição do Panorama Coisa de Cinema, no Cine Glauber Rocha. De acordo com o secretário da pasta, Pedro Tourinho, o ação vai funcionar como um escritório para concentrar as demandas de produções de obras audiovisuais.

JWZKGst.md.jpg

“Muitas vezes, até para quem é daqui, imagina para quem é de fora, é difícil entender que licença eu tenho que pedir, onde é que eu posso filmar, quem pode trabalhar comigo, quais são as referências? E a gente tem observado a experiência pelo mundo, como escritórios como esse, até por isso ainda, a gente usa o termo inglês, porque vira uma coisa que o mundo inteiro entende, que Salvador tem um Film Commission, ou seja, um escritório que vai ajudar a produzir audiovisual”, conta o gestor.

A iniciativa, segundo Tourinho, envolve praticamente todas as secretarias da Prefeitura de Salvador. “É um projeto que está alinhado com trânsito, segurança, limpeza, iluminação. Todas as secretarias estão envolvidas, porque quando a gente vai rodar um filme aqui, todo mundo de alguma forma está envolvido. Para você não ter que ficar ligando para cada secretaria e pedindo o que tem que fazer, a gente já organiza isso”, detalhou.