Júri Oficial

Competitiva Nacional

Ana Souza

Ana Souza, nasceu em São Paulo e atualmente mora em Los Angeles. Ela é gerente do departamento de programação e programadora na equipe de longas-metragens de Sundance, com foco em filmes de ficção para todas as seções do festival. Além do seu trabalho em Sundance, ela é Diretora de Programação no Festival de Cinema de Sun Valley e Produtora do Fórum do Festival Internacional de Curtas de Palm Springs. Ela também já trabalhou como programadora nos festivais de AFI FEST, Outfest e o Festival de Los Angeles no passado, e trabalhou em vários cargos para LALIFF, Ambulante Califórnia e o Latino Media Fest da NALIP, entre outros. Ela completou seu bacharelado na Universidade de Warwick e seu mestrado na Universidade de Southern California. Em 2024, foi reconhecida como uma das Futuras Líderes em Programação e Curadoria pela Screen International.

Érico Rassi

Erico Rassi é roteirista e diretor. Escreveu e dirigiu o longa-metragem “Oeste Outra Vez”, vencedor do prêmio de Melhor Longa Metragem no Festival de Gramado em 2024. Também escreveu e dirigiu o filme “Comeback”, lançado em 2017 e premiado nos Festivais do Rio e Festin / Lisboa. Além disso, roteirizou e co-dirigiu o documentário “Resplendor” e as séries documentais “Giramundo” e “Doçaria Brasileira”.

Wilson Rabelo

Wilson possui uma formação teatral construída em importantes cursos de teatro, o que lhe permitiu transitar pelas mais significativas correntes de teatro e diretores desde a década de 1980 até a atualidade. Desde então, atua em teatro, TV e cinema. Na televisão, atuou nas novelas ‘Os Imigrantes’ (1981), ‘Eu Prometo’ (1933), ‘América’ (2005), ‘Páginas da Vida’ (2006), ‘Malhação’ (2017), ‘Amor de Mãe’ (2020) entre outras. Seus últimos filmes foram ‘Meu Amigo Pinguim’, a série ‘DOM’ (Prime Vídeo, 2021) e ‘O Jogo que Mudou a História’ (Globo Play – 2024).

Competitiva Baiana

Émilie B. Guérette

Émilie Guérette é uma cineasta documental canadense radicada na Bahia. Formada em cinema e antropologia, ela escolheu o documentário como forma de engajamento social e artístico. Seu primeiro longa-metragem, O Outro Rio, mergulha no cotidiano de uma comunidade sem-teto que ocupa um prédio abandonado em plenos Jogos Olímpicos 2016. O segundo, A Audiência, acompanha uma família congolesa que está lutando para obter asilo político no Canadá, revelando um sistema jurídico complexo e excludente. Seu trabalho envolve processos de co-criação com os protagonistas dos seus filmes e visa abrir espaços de fala e representação para populações marginalizadas.

Flávia Cândida

Flavia Candida é curadora, cineasta e produtora egressa do curso de Cinema da UFF. Coordenou o Festival Brasileiro de Cinema Universitário e colabora na curadoria de festivais como Guarnicê, Festival do Rio, Festival de Cinema de Vitória, Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul, Festival Internacional de Curtas de São Paulo e laboratórios como BrLab, Icumam Lab, Lab Curta Cinema e foi tutora no Roteiros do Arrabalde. Também foi curadora do Cabíria Festival Mulheres & Audiovisual e FIM CINE 23, ambos dedicados ao protagonismo feminino. Produziu mostras como Arte da África Cinema e Pequenas Histórias da Vanguarda Downtown New York. Esteve na seleção do Göteborg Film Fund 2021.

Lucas Coelho

Lucas Coelho nasceu no Ceará em 1988, é realizador audiovisual formado pela Escola de Audiovisual de Fortaleza – Vila das Artes – e Sonidista egresso do curso regular (2012-2015) da EICTV – Escuela Internacional de Cine y Tv de San Antonio de los Baños – Cuba. Trabalha em todas as etapas da criação sonora para audiovisual: som direto, edição de som e mixagem. É fundador e mixador do Atelier Rural. Os filmes em que trabalhou participaram em alguns dos principais eventos cinematográficos do Brasil e do mundo, como o Festival de Cannes, Berlinale, Tribeca Festival, Festival de Cinema de Brasília, Festival do Rio, entre outros.

Competitiva Internacional

Carlos Roberto

Carlos Roberto é jornalista formado pela Universidade Mackenzie e com pós pela FAAP. Trabalhou na Imagem Filmes e na curadoria do Festival de Curtas de São Paulo da Kinoforum. Concebeu em parceria o programa “Cine Cineasta”. É criador e faz a curadoria de programas no Circuito Sala de Arte: “Cinema em Movimento”, “Cinema e História” e “Cinema e Justiça”. Atualmente, colabora no roteiro dos novos projetos de Gregorio Graziosi e Érika Fromm. Na parte de direção, está trabalhando em um projeto de documentário com o pintor alemão Jan Siebert e também em projetos de documentário com o sambista Guiga de Ogum.

Enoe Lopes

Enoe é doutora e mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas, da UFBA – com doutorado sanduíche em Estudos de Mídia, na Philipps-Universität Marburg. Especialização em Direção para TV em teledramaturgia, pela CAL. Formada em Artes Cênicas – Interpretação Teatral, pela UFBA e em Jornalismo, pela UNISBA. É membro votante do prêmio Globo de Ouro. Já integrou júris e curadorias de festivais nacionais e internacionais. É membro da ABRACCINE e da Fipresci. Desde 2014, atua como assessora de comunicação na área de cultura, trabalhando com eventos, obras audiovisuais e produtoras. Escreve crítica de audiovisual nos sites Coisa de Cinéfilo e Aratu On.

Rubian Melo

Rubian Melo é jornalista, produtora executiva e especialista em gestão de projetos de comunicação e audiovisual, com MBA em Administração de Empresas. Coordenadora do NordesteLAB e do Ambiente de Mercado no Festival NICHO Novembro, é diretora executiva da Saturnema Filmes. Com vasta experiência em TV, WEB, Streaming e Cinema, foi curadora da Globo Filmes e Gloob, trabalhando em produções exibidas em mais de 20 canais e plataformas como Amazon Prime. Atuou em filmes como A Mensageira, A Matriarca e Insubmissas, além de 20 séries. É Talento Paradiso e ministra masterclasses em instituições como USP, Instituto de Cinema, Univille, Unijorge, Fera Lab e Lab Negras Narrativas.