15/03, às 14:00
Sala Walter da Silveira
18/03 às 21:00
Cine Glauber Rocha
Bidon: Nação Ilhéu
Documentário, 52', 2019, Cor (Cabo Verde)
Mostra KAOGUIAMO
Mindelo é a capital cultural de Cabo Verde. Gerações de escritores, pintores, cantores, intelectuais constituíram ao longo do tempo a expressão máxima da arte e do pensamento cabo-verdiano. Fragmentos da vida de seus habitantes revelam a força de sua história, a beleza de sua criatividade e, sobretudo, a resistência contra os flagelos da vida mindelense, porto de encontro de diversas nacionalidades.
Ficha Técnica
Celeste Fortes e Edson Silva
DIREção
Maria Celeste Monteiro Fortes nasceu em Santo Antão, Cabo Verde (1981). É doutora em Antropologia Social e Cultural pela Universidade Nova de Lisboa, Vice-presidente da Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes da Universidade de Cabo Verde e Investigadora do Centro de Investigação em Gênero e Família da Uni-CV. Ativista Social e Cultural com foco na promoção da igualdade e equidade de gênero, tem colaborado em várias frentes para a democratização da história nacional e lutado pela polifonia das vozes femininas, a partir da criação e execução de projetos de pesquisa acadêmica e de intervenção teatral e audiovisual. Coordenadora do projeto Memórias para o Futuro: Projetar a Independência no Feminino, que “partejou” o documentário Canhão de Boca, no qual colabora como investigadora. Participou do projeto teatral Cartas enquanto dramaturga. Correalizou com Edson Silva o documentário Bidon: Nação Ilhéu, projeto vencedor do concurso DOC TV III da CPLP, 2018.
Edson Silva Delgado é um realizador audiovisual cabo-verdiano. Tem trabalhos em diversas obras como diretor, montador e diretor de fotografia.