Júri Oficial Competitiva Nacional

Heloisa Passos

Heloisa Passos é realizadora de filmes e uma premiada diretora de fotografia.

Dirigiu vários curtas-metragens, entre eles o premiado “Viva Volta” com Raul de Souza e Maria Bethânia. “Construindo Pontes”, seu primeiro longa metragem como diretora estreou no IDFA e recebeu diversos prêmios, entre eles: Prêmio Marco Antônio Guimarães no 50 ̊ Festival de Cinema Brasileiro de Brasília, e Premio de la crítica CAMIRA no VIII Festival Márgenes (Espanha). “Eneida” estreou no É Tudo Verdade em 2022 e entrou nas salas de cinema no Brasil e em Portugal em 2023. Entre os mais de 40 filmes que fotografou, estão longas-metragens premiados internacionalmente, como “Nothing Lasts Forver” (Berlinale, 2022, Melhor Fotografia Cinema Eye Honor, 2024), “Mulher do Pai” (Berlinale, 2017, melhor Fotografia Festival do Rio), “Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo” (Veneza, 2009, melhor fotografia Festival do Rio) e “Manda Bala” (excelência em Cinematografia Sundance, 2007).

Bruna Linzmeyer

Bruna Linzmeyer é atriz e roteirista. Natural de Corupá, Santa Catarina, hoje baseada no Rio de Janeiro, estreou na televisão em 2010. Sua personalidade emblemática permeia a construção de suas personagens em mais de 18 filmes, entre longas e curtas, e cerca de 12 produções televisivas. Recebeu inúmeros prêmios, com destaque para o Prêmio Especial do Júri do Festival de Sundance, nos EUA, por sua atuação em “Uma Paciência Selvagem Me Trouxe Até Aqui”, e para o Prêmio Félix no Festival de Cinema do Rio de Personalidade do Ano, por seu ativismo junto à comunidade LGBTQIAP+, à qual pertence. Já trabalhou com cineastas como Juliana Rojas, Anita Rocha da Silveira, Sabrina Fidalgo, Cacá Diegues e Neville de Almeida. Entre seus trabalhos recentes está a série “Máscaras de Oxigênio Não Cairão Automaticamente” para HBO, com direção de Marcelo Gomes e lançamento previsto para 2025. Atualmente, desenvolve projetos autorais para teatro e cinema.

Tambla Almeida

Tambla Almeida, nacionalidade cabo-verdiana, nasceu na cidade da Praia. Atualmente reside em Mindelo. É Mestre em Educação Artística pelo Instituto Politécnico de Viana de Castelo, Portugal, e tem como campo de pesquisa as Histórias de Vida, a Educação pela Imagem e com Imagem e a Educação Extracurricular. Tem trabalhado em Universidades cabo-verdianas como a Universidade Lusófona de Mindelo, a UNIMindelo e a UNICV. É atualmente mentor e diretor do Festival Nacional de Cinema e Audiovisual de Cabo Verde – Oiá. É docente da disciplina de Educação Artística, na Escola Secundária Jorge Barbosa – ilha de S.Vicente. Realizador audiovisual e de cinema e produtor cultural, tem trabalhos na videoarte, cinema poesia, vídeos institucionais, videoclipes, documentário e televisão. Como arte-educador trabalha entre escolas e comunidades, onde desenvolve programas de capacitação audiovisual e de empoderamento da juventude. Muitos dos jovens que vieram incrementar o setor audiovisual, em várias ilhas do país, frequentaram projetos sob a sua coordenação. Entre 2011 e 2018, dirigiu a Associação Terra-Tambor.

Júri Oficial Competitiva Baiana

Samuel Marotta

Samuel Marotta é programador das salas de Cinema do Centro Cultural Unimed/Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte. Pela sala foi curador das mostras “Mais Fundo que o Mar: o Clube da Esquina no Cinema”; Paul Newman Diretor; Isto é Arrigo; Retrospectiva Martin Rejtman, dentre outras. É criador e editor da revista de cinema Vai e Vem. Co-roteirizou e co-dirigiu os longas-metragens “Estado de Sítio” (2011) “Semana Santa” (2013) e “Baixo Centro” (2018), vencedor da mostra Aurora da 21° Mostra de Cinema de Tiradentes.

Keity Souza

Sócia-Diretora executiva da Têm Dendê Produções, empresa com mais de 20 anos de atuação, e mais de 100 horas de programações realizadas nos diversos segmentos, também é Diretora Administrativa da Associação de Profissionais do Audiovisual Negro – APAN, instituição que há 8 anos vem trabalhando para o fortalecimento do mercado audiovisual e da presença e ascensão de profissionais negres por meio de uma forte atuação política.

Keyti é formada em jornalismo e possui especialização em mídias digitais, gerencia projetos executivos em coprodução, e atua na prospecção de novos negócios, lei do audiovisual, editais e outras fontes de fomento. Atua ainda na produção executiva de projetos audiovisuais documentais e de ficção. Além disso, também realiza crítica ensaísta de obras audiovisuais, especialmente produzidas por países africanos para o site Negre e resenhas sobre viagens para o site Bitonga Travel.

Com mais de 10 anos de experiência, foi responsável pela produção executiva de séries e filmes, entre os quais destaca-se o longa-metragem documental Cartas Para…, filme que traz a história de três mulheres negras, escritoras de língua portuguesa do Brasil, Moçambique e Portugal, trocando cartas sobre sua vivência e escrita a partir de três eixos: a voz, o corpo e o tempo.

Cecilia Barroso

Cecilia Barroso é jornalista e crítica de cinema. Além de atuar como curadora, esteve em mostras e festivais como júri, palestrante e debatedora. Ministra cursos sobre crítica cinematográfica e história do cinema. Participou como autora de diversas publicações, entre elas, “Mulheres atrás das câmeras: As cineastas brasileiras de 1930 a 2018”, finalista do Prêmio Jabuti. É integrante da Associação Brasileira de Críticos de Cinema, da Critics Choice Association, das Elviras – Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema e votante internacional do Globo de Ouro.

Júri Oficial Competitiva Internacional

Márcia Limma

Márcia Limma, e atriz, cantora, performer, diretora, produtora teatral, e mestre em Artes Cênicas. Também foi uma das fundadoras do grupo Vilavox, onde atuou por 20 anos. Sua formação foi forjada no teatro de grupo, onde realizou a maior parte de suas produções os espetáculos: “ Medeia Negra” “O Castelo da Torre” (2015), “O Segredo da Arca de Trancoso” (2012), “Canteiros de Rosa” (2008) e “Primeiro de Abril” (2004), entre outros.

Em 2019 participou do espetáculo “Holocausto Brasileiro: Prontuário da razão degenerada”, dirigido por Diego Araúja. Atua como professora de teatro, voz, e contação de história. No cinema atuou em 2020 nos curtas metragem: “O jantar”, direção de Momó de Abreu e “Via Láctea” com direção de Thiago Almasy. E também no longa “ A Mensageira” com direção de Cláudio Marques. Em 2022 dirigiu o espetáculo de rua “Akonis da Península” em parceria com o ICBIE, Escuna Criativa, Grupo Antagon e Fábrica Cultural. Em 2023 ganhou o prêmio de melhor atriz pelo Festival Internacional de Cinema na Turquia- Golden Wheat Awards, por Via Láctea. Estreou o espetáculo “Partiste” com direção de Ícaro Bittencourt e texto de Paulo Henrique Alcântara.

Morgana Gama

Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas (Póscom/UFBA), com estágio doutoral na Universidade da Beira Interior (Portugal), atualmente desenvolve pesquisa sobre a relação entre narrativas de tradição oral e os cinemas produzidos em África e suas diásporas (CNPq 25/2021). Membro do grupo de pesquisa Laboratório de Análise Fílmica (LAF), colabora com projetos de difusão audiovisual como Cineclube Nanook, Cine África, Mostra “Lugar de Mulher é no Cinema” e Porto Femme Film Festival (Portugal). Como membro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (SOCINE), é uma das coordenadoras do Seminário Temático “Cinemas Negros: estéticas, narrativas e políticas audiovisuais na África e nas afrodiásporas” e integrante da Equipe Editorial da REBECA (Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual).

Feliphe Alencar

É roteirista e pesquisador de Cinema com foco no Cinema Político e na Natureza da Imagem cinematográfica. Bacharelando em Artes (Cinema e Audiovisual) e graduado em Direito, conduziu pesquisas no arquivo do diretor Glauber Rocha, no MAM Rio, resultando no seu primeiro artigo, selecionado para a publicação pelo Festival Internacional de Cinema da LASA (Latin American Studies Association). Participou do livro “Direito e Cinema Francês”, escrevendo sobre Jean-Luc Godard, realizador central em suas pesquisas.