Um encontro de almas!

Castro Alves nasceu em 14 de março de 1847. Glauber Rocha nasceu em 14 de março de 1939.

Ambos eram românticos, eloquentes e trágicos. Castro e Glauber eram carismáticos e magnéticos, os dois gritavam as grandes causas e falavam com o coração. Os dois foram demasiadamente apaixonados.

Como Castro Alves, Glauber abandonou o curso de direito para vivenciar plenamente sua arte. O poeta colocou sua paixão a serviço da libertação das pessoas escravizadas, enquanto o cineasta bradou pela liberdade dos povos latino-americanos. Cada um no seu tempo, a sua forma.

Ambos eram geniais e marcaram gerações. Os dois sabiam que morreriam cedo. Castro Alves morreu cedo demais, aos 24 anos. Glauber falava que, como reencarnação do poeta, morreria aos 42 anos. E assim, foi. Almas gêmeas.

Quiseram os deuses e os homens que a Praça Castro Alves ficasse de frente para o Cine Glauber Rocha. A estátua e a rosácea. A palavra e a imagem. Dois artistas singulares, que romperam o tempo-espaço.

É nosso dever revisitar suas obras preciosas. É nossa missão apresentá-las para as mais novas gerações.

Cláudio Marques e Marília Hughes

#CULTURAQUEMOVIMENTA

Instituto Flávia Abubakir: apoio à cultura, ao social, ao educacional

Pelo terceiro ano consecutivo, o Instituto Flavia Abubakir patrocina o Panorama Internacional Coisa de Cinema, em sua XIX edição, que acontece de 14 a 20 de março. Nesse ano, o Panorama homenageia dois expoentes da cultura brasileira, nascidos na Bahia: o poeta Castro Alves (1847-1871) e o cineasta e escritor Glauber Rocha (1939-1981). Glauber, aliás, nomeia a sede do festival, o mais antigo cinema de Salvador, também apoiado pelo IFA, que fica em frente á Praça Castro Alves. E, curiosamente, ambos nasceram num dia 14 de março.

O Panorama já se consolidou como um dos principais eventos culturais do estado e oferece, além da mostra competitiva e da seleção de filmes, oficinas e laboratórios, apostando na formação e no aperfeiçoamento em diversas áreas do audiovisual.

Para o Instituto, o Panorama é uma iniciativa que promove desenvolvimento e olhar crítico, alinhando-se com o compromisso do casal Flávia e Frank ao apoiar a cultura da cidade e do estado. O IFA nasceu exatamente dessa ideia: apoiar e construir junto com a sociedade nas áreas da saúde, educação, social e da cultura, em ações que valorizam o ser humano, trazem dignidade e reforçam a identidade pessoal, reforçando também os laços da comunidade.

Nos campos da educação, da saúde e do apoio social são beneficiados escola, clínica comunitária, espaços comunitários e suporte a pessoas em situação de rua. Em arte e cultura, além do Panorama Internacional Coisa de Cinema, o próprio Cine Glauber Rocha e a Livraria do Glauber são patrocinados, incentivando o pensamento e o debate. E, principalmente, o IFA disponibiliza acesso à Coleção Flávia e Frank Abubakir, composta por aproximadamente 50.000 ítens para a consulta e pesquisa do público. A coleção reúne um vasto acervo bibliográfico, documental – textos e iconografia – e também obras de arte. O maior destaque é a seção de História e Iconografia Baiana, que guarda registros referentes à história da Bahia e do Brasil desde o período colonial até o século XXI.

Instituto Flávia Abubakir

Celebrando a Parceria: Salcine no Panorama Coisa de Cinema

Em seu primeiro ano como patrocinador do Festival Panorama Coisa de Cinema, o Programa Salcine tem a honra de se unir a esse evento emblemático, o festival mais longevo do estado da Bahia. Esta parceria destaca o compromisso do Salcine em fortalecer e promover o desenvolvimento do setor audiovisual, reconhecendo a importância do festival para a cena do cinema local.

O Panorama Coisa de Cinema, ao longo de suas dezenove edições, tem sido um ponto de encontro fundamental para cineastas, profissionais do audiovisual e entusiastas da sétima arte, oferecendo uma plataforma para a exibição de filmes, discussões e reflexões sobre a produção cinematográfica nacional e internacional.

Neste ano, o festival mantém sua tradição de apresentar uma programação diversificada e instigante, com competições, homenagens e atividades formativas. O apoio do Salcine fortalece a missão do Panorama de fomentar a produção audiovisual local, contribuindo para a expansão e diversificação do cenário do cinema em Salvador.

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, por meio do Programa Salcine, reafirma seu compromisso com a promoção da cultura e do audiovisual, celebrando esta parceria que enriquece ainda mais o panorama cultural da cidade de Salvador e do Estado.

Que este seja apenas o início de uma colaboração frutífera e duradoura, em prol do fortalecimento e crescimento do setor audiovisual em nossa região.

Felipe Dias
Gestor do Programa Salcine
SECULT – Salvador