Júri Prêmio Orlando Senna – Competitiva Nacional

Daniel Leite Almeida

SASB (Associação do Setor Audiovisual do Sudoeste da Bahia)

Escritor, roteirista, diretor, cineasta, nasceu em 23 de Maio de 1991, na cidade de Aragarças – GO. Graduado em Cinema pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e em Letras pela Universidade Federal do Mato Grosso. Co-fundador da Ato3 Produções, produtora independente de Cinema da cidade de Vitória da Conquista, interior da Bahia. Assina Roteiro, Direção e Produção Executiva de Alice dos Anjos, longa-metragem Infanto-Juvenil vencedor de seis prêmios no 54º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (Melhor Direção, Melhor Filme pelo Juri Popular, Melhor Filme pela Crítica da ABRACCINE, Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino e Melhor Maquiagem); e ainda como Produtor Executivo, trabalha em Dois Sertões, filme Documentário de Caio Resende selecionado no edital do Canal: Curta! com o Prodav 02, selecionado no 25º Festival do Rio e na 47ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Trabalha como Roteirista Principal no projeto Memórias de Sangue: O vampiro que descobriu o Brasil, série televisiva selecionada no Edital de 2018 de Desenvolvimento de Roteiro do Ministério da Cultura com o tema 200 Anos da Independência do Brasil. Assina como produtor executivo os curtas-metragens: Veneno, de Kauan Oliveira; O ovo, de Rayane Teles; O sonho de Zezinho, de Edmundo Lacerda; Bicho, de Shirley Ferreira; Território das cercas, de Ricardo Fraga; Central de Memórias, de Rayssa Coelho e Filipe Gama; Entre o ninho e as andorinhas, onde assina, também, direção e roteiro. É produtor executivo do longa-metragem O CANTO DA CIGARRA, de Rayane Teles, selecionado no Edital Prêmio Jorge Portugal na categoria de Desenvolvimento e premiado na edição de 2020 do Nordestelab.

É criador e idealizador do REC CONQUISTA, projeto de fomento e produção audiovisual de jovens realizadores da cidade de Vitória da Conquista (Bahia) de forma colaborativa e sustentável; e da USINA AUTORAL, projeto de estudo e escrita criativa de roteiro em grupo.

É um dos produtores do I CINE EM TRANSE, Festival de Cinema do Sudoeste da Bahia. Associado a Conexão Centro Oeste, Norte e Nordeste (CONNE), a Associação de Produtores e Cineastas da Bahia (APC), atualmente, preside a diretoria da Associação do Setor Audiovisual do Sudoeste da Bahia (SASB) na gestão 2023/2025. Fez a produção geral do I Fórum Audiovisual dos Interiores da Bahia em Agosto de 2023, na cidade de Vitória da Conquista.

Carla Almeida

APAN (Associação de Produtores do Audiovisual Negro

Carla Almeida é cineasta, educadora e pesquisadora. Mestra em Gestão e Tecnologias aplicadas à Educação pela UNEB. Integrante da APAN (Associação de Produtores do Audiovisual Negro).

Participa do Movimento do Cinema Decolonial de Mulheres, atuando também como curadora e júri em eventos de cinema. Sócia fundadora da Aysú Produções (serviços de acessibilidade e formações para audiovisual).

Priscilla Andreata

APC/BA (Associação de Produtores e Cineastas da Bahia)

Priscilla Andreata é escritora, roteirista, e pesquisadora, é doutora em Ciências Sociais pela UFBA e sócia da produtora Baião de Dois onde atua na criação, desenvolvimento e gestão de projetos. Assina a produção e o roteiro do documentário de longa-metragem “Roque Ferreira – é preciso criar Ilusões”, vencedor de edital de produção da Secult/BA em parceria com o Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), com previsão de lançamento para 2025.

Tem contos e poesias em publicações à exemplo das antologias do selo OFF-FLIP “Nós” e “Nordestes” (2023) e Prêmio OFF-FLIP 2024 – Contos. Faz parte do Coletivo de Mulheres do Cinema Baiano, da Associação de Produtores e Cineastas da Bahia (APC/BA) e da Rede Cabíria de Talentos. Pesquisa roteiro, narrativa, gênero e outros temas como o “female gaze”, “a jornada da heroína” e “a construção da personagem feminina”.

Júri Prêmio Orlando Senna – Competitiva Baiana

Jarbas Éssi

AUTORAIS (Associação de Autores Roteiristas da Bahia)

Jarbas Éssi é um cineasta de Ibotirama, às margens do São Francisco. É roteirista e diretor, poeta e compositor musical, psicólogo clínico, também formado em Letras, pós-graduado em Educação, em psicanálise, em terapia cognitivo-comportamental, em análise do discurso, com doutoramento em língua portuguesa.

Escreveu importantes séries exibidas na TV Cultura e em outros canais, tais como Pequeno Gigante, Kirimurê, Pedro e a Pedra Secreta, Floradas, e Portão mágico. Foi premiado na CPLP como melhor roteiro de longa internacional em língua portuguesa, com o longa Coração-Guiné.

Alessandra Pastore

APC/BA (Associação de Produtores e Cineastas da Bahia)

Graduada em Comunicação Social com habilitação em jornalismo. Técnica em Administração de Empresas. Produtora Executiva da Salitre Conteúdos Audiovisuais, trabalhou junto aos seus parceiros no desenvolvimento de projetos. Atua como produtora cultural desde 2018.

Trabalhou como Assistente de produção na Ópera Lídia de Oxum, Assistente de Produção no Festival de Jazz do Capão, Pesquisadora e assistente de produção no documentário Brasil Tupinambá, Diretora de produção e produtora da série documental Histórias Submersas, Coordenadora de produção no Longa de Ficção Nina, produtora do Projeto EnCIRCOpedia Virtual – Bahia/Sergipe, diretora de produção do documentário Palhaços, Assistente de produção e Controller no Longa Beleza da Noite, Assistente de Produção no Longa Ó Paí Ó 2, assistente de coordenação de logística do Festival Salvador Capital Afro, produtora executiva do Ciranda do Brincar, Diretora de Produção do Longa Timidez, Assistente de produção do longa O Sino, Diretora de produção do curta Trançando Festas, Diretora do longa documentário COSME – o Advogado dos Pobres.