Project Description
05/11 | 20h30
SALVADOR
06/11 | 13h40
Salvador
Nazarbazi
O jogo de olhares
Ficção, 19’, 2022 – Irã
Competitiva Internacional, Curtas Internacionais
Nazarbazi [o jogo de olhares] é um filme sobre amor e desejo no cinema iraniano onde são proibidas representações de intimidade e toque entre mulheres e homens.
Ficha Técnica
Direção: Maryam Tafakory
Roteiro: Maryam Tafakory
Som: Maryam Tafakory
Edição: Maryam Tafakory
Maryam Tafakory
DIRETORA
1992, Vive em Salvador, BA. Shai Andrade transita no campo da arte movimentando a sua narrativa através da fotografia, vídeo e experimentações com arquivos. Tendo a escavação da memória afetiva negra como ponto de partida para a sua pesquisa, com um processo criativo pautado no não esquecimento, cria imagens-rituais que perpassam o corpo, gênero, raça e religiosidade.
É graduanda do Bacharelado Interdisciplinar em Artes com concentração em Cinema e Audiovisual, na UFBA. Nos últimos anos integrou exposições coletivas no Valongo Festival Internacional da Imagem, Goethe Institut Salvador, Glasgow Art International, Galeria Verve e Centro Cultural Brasil-México, onde também ministrou a oficina Fotografia e Memória através da plataforma de curadoria Flotar, além de feiras de arte no eixo Rio de Janeiro – São Paulo. Em 2020 foi uma das fotógrafas contempladas com o fundo emergencial para fotojornalistas, da National Geographic, executando o projeto SOLO – Mães Solo Vivendo a Pandemia no Brasil, ao lado de mais seis fotógrafas brasileiras.
Atualmente é representada pela Galeria Verve e 0101 Art Platform. Formação 2009 – Curso Fotografia Digital Básica, Labfoto- Facom/UFBA. 2013/2022 – Bacharel em Artes com Concentração em Cinema e Audiovisual, IHAC / Universidade Federal da Bahia. Oficina de Cinema com Geraldo Sarno, na Fundação Pedro Calmon. 2014/2015 – Programa de Formação em Fotografia, Labfoto-Facom/UFBA. 2019 – Projeto de Pesquisa Mapeando Fantasmas na Cidade de São Salvador, Prof.Dr. Paola Barreto Leblanc. 2020 – Minicurso Racismo e Mídia no Brasil: Uma abordagem Semiótica. 2021 – Laboratório de Documentário para formação de roteiristas, com Viviane Ferreira. Roteiro: Do inicio ao fim, passando pelo meio, com Jorge Furtado – Plataforma Barco com Jorge Furtado