17/03 às 16:45
Cine Glauber Rocha
20/03 às 20:15
Cine Glauber Rocha
A Bata do Milho
A Bata do Milho
Documentário, 16’, 2023, Cor (SP/BA)
Competitiva Nacional, Curta Nacional
Na região de Serra Preta, sertão da Bahia, encontramos famílias de trabalhadores rurais que mantêm viva a tradição dos cantos de trabalho durante o cultivo do milho.
Ficha Técnica
Roteiro: Renata Mattar, Eduardo Liron, Renan Vasconcelos
Fotografia: Eduardo Liron
Montagem: Eduardo Liron
Mixagem, som direto e edição de som: Renan Vasconcelos
Produção: Bruno Lottelli, Cláudio Luiz Mascarenhas (Cal do PT), Maria do Socorro Macedo Campos (Socorro)
Elenco: Adenil Pinto Pereira, Alvino Mendes Dias, Antônio Pereira, Fábio Rodrigues do Rosário, Florisvaldo Rodrigues do Rosário (Vadinho), José Sena (Zé de Balbino), Miguel Apóstolo do Rosário, Raimundo Bispo de Andrade (Balaio), Emília Teles de Jesus (Ninha), Margarida Sena (Benzinha)
Eduardo Liron e Renata Mattar
DIREção
Eduardo Liron é cineasta e programador criativo, realizou filmes interativos como Histórias do Subsolo (historiasdosubsolo.org) e Mobiliário Urbano (moburb.org), além de instalações de arte e tecnologia como “Corpos, Territórios e Saberes” para o Sesc e “Máquina de Histórias” na Virada Cultural. Como diretor realizou o filme Lourenço Mutarelli – A Vida com Efeito e o show Ziriguidum.
Renata Mattar é cantora, instrumentista e pesquisadora da música tradicional brasileira. Foi integrante de importantes bandas como as Orquídeas do Brasil, de Itamar Assumpção, do grupo Palavra Cantada, entre outros. Hoje integra a Cia Cabelo de Maria, com a qual vem desde 1999 visitando e registrando inúmeras cantigas em comunidades espalhadas pelo Brasil onde encontrou grupos de trabalhadores rurais que tinham a tradição dos cantos de trabalho.