18/03, às 19:15
Cine Glauber Rocha
20/03 às 13:30
Cine Glauber Rocha
Astracã 79
Astrakan 79
Documentário/Ficção, 64’, 2023, Colorido (Portugal)
Competitiva Internacional, Longa Internacional
Martim recorda hoje, aos 58 anos, a estadia de um ano e meio na União Soviética em 1979. Tinha 15 anos e era uma criança “inocente”. Os pais, militantes do Partido Comunista, achavam que ele ia para um local seguro, com uma sociedade que representava todos os seus ideais. Martim viajou para Moscou, atravessou de trem o delta do Volga até Astracã em uma viagem iniciática. Apaixonou-se várias vezes, largou os estudos, tornou-se clandestino. O ideal comunista incutido pelos pais foi se perdendo pelo caminho. Quarenta anos depois, Martim decide, neste filme, contar pela primeira vez esta história ao seu filho, uma história que foi sempre um tabu de família.
Ficha Técnica
Roteiro: Catarina Mourão
Fotografia: Paulo Menezes
Direção de Arte:
Montagem: Pedro Mateus Duarte
Produção: Leonor Noivo, Luísa Homem, João Matos, Pedro Pinho, Susana Nobre, Tiago Hespanha / Terratreme Filmes, Catarina Mourão, Catarina Alves Costa / Laranja Azul
Elenco: Martim Santa Rita, Masari e Mateus M Santa Rita
Catarina Mourão
DIREção
Catarina Mourão estudou Música, Direito e Cinema (Mestrado na Universidade de Bristol e Doutorado pela Universidade de Edimburgo, bolsista da FCT em ambos). Fundadora da AporDOC (Associação pelo Documentário Português). Dá aulas de Cinema e Documentário desde 1998 em diferentes licenciaturas e mestrados. Em 2000 cria com Catarina Alves Costa a Laranja Azul, produtora independente de cinema. É neste contexto que realiza os seus filmes que têm sido sempre premiados e exibidos em festivais internacionais. O seu último filme, A Toca do Lobo, foi realizado no âmbito do doutorado e estreou comercialmente em várias salas do país e foi exibido pela primeira vez no Festival Internacional de Cinema de Rotterdam. As suas áreas principais de investigação são: documentário, memória, sonho, arquivo e autobiografia.