19/03, às 17:45
Cine Glauber Rocha
20/03 às 18:20
Cine Glauber Rocha
Dildotectônica
Dildotectónica
Híbrido, 16’, 2023, Cor (Portugal)
Competitiva Internacional, Curta Internacional
Nos dias de hoje, Rebeca tenta criar uma coleção de consolos de cerâmica não fálicos. Durante a Inquisição, Josefa encontra um consolo que é usado no relacionamento amoroso proibido com Maria. Embora em linhas temporais diferentes, os caminhos de Rebeca e Josefa acabam se cruzando.
Ficha Técnica
Roteiro: Rebeca Letras, Tomás Paula Marques
Fotografia: Tomás Paula Marques
Som: Marcelo Tavares
Música: Maria Inês Gonçalves, Rodrigo Vaiapraia
Montagem: Jorge Jácome
Produção: Tomás Paula Marques
Co-produção: Fúria de Boi, Pedreira, Elías Querejeta Zine Eskola, Ágora Cultura e Desporto do Porto, FilmaPorto Commission
Elenco: Rebeca Letras, Inês Pinheiro Torres, Maria João Calisto e João Abreu
Tomás Paula Marques
DIREção
Tomás Paula Marques (ela, n.1994) é uma cineasta portuguesa natural do Porto. Dirigiu os filmes Em Caso de Fogo (2019), Cabra Cega (2021), When We Dead Awaken (2022) e Dildotectônica (2023). Os personagens de seus filmes tendem a enfrentar dificuldades ao questionar ou quebrar expectativas de gênero e sexualidade.
Esses temas são informados por sua experiência vivida e por uma pesquisa histórica e sociológica, que faz parte de sua prática. O seu trabalho tem sido exibido em diversos festivais, incluindo Curtas Vila do Conde e IndieLisboa (Portugal), FICUNAM (México), Olhar de Cinema (Brasil), Festival Internacional de Cinema de San Sebastián (Espanha), Visions du Réel (Suíça), entre outros.