18/03 às 20:00

Cine Glauber Rocha

19/03 às 13:10

Cine Glauber Rocha

É d’Oxum: A Força que Mora N’água

Documentário, 27’, 2022, Cor

Competitiva Baiana, Curta Baiano

A música É d’Oxum é um dos maiores sucessos dos compositores baianos Gerônimo Santana e Vevé Calasans. O curta apresenta a criação desta que é uma das obras musicais que melhor traduz o sentimento de pertencimento identitário soteropolitano e baiano. Expressa em cada verso da canção, a relação entre a natureza e o candomblé é um aspecto cultural e simbólico essencial do jeito de ser baiano, presentes na memória afetiva do povo, seus festejos e crenças.

Ficha Técnica

Roteiro: Cassio Nobre e Ondina Duarte
Fotografia: Ariel Mamba Negra
Direção de Arte: Dayane Sena
Montagem: Milene Maia
Som direto: Caji e Cassio Nobre
Produção: Cassio Nobre
Elenco: Gerônimo Santana, Vevé Calasans (in memoriam), Margareth Menezes, Márcia Short, Lia Chaves, Ana Mametto, Daniela Mercury, Edvaldo Brito, Armandinho Macedo, Ubiratan Marques, Roberto Sant’Ana

Dayane Sena

DIREção

Natural de Salvador, Bahia, Dayane Sena, Diretora e coordenadora de Produção, tem formação técnica em Direção para TV pelo SENAC SP, graduação em Comunicação e pós em Marketing Estratégico e Docência do Ensino Superior. Foi professora de Mídia para Audiovisual, produtora e coordenadora de programação de uma TV universitária por 6 anos. Foi contemplada duas vezes, recebendo Galgo de Ouro no Festival Cine e Vídeo de Gramado, sendo a primeira mulher negra baiana a ter essa premiação, e duas vezes premiada no Fest Aruanda. Diretora de Salamandra Produções, já fez a direção de produção de série de TV, longas, curtas, direção de videoclipes, Vts, documentários e séries. Paralelamente atua em curadorias, juris, oficinas de formação em produção em música e audiovisual. Atuou na produção e na coordenação de Sustentabilidade do Nordeste Lab desde 2019. É coordenadora pedagógica e ministrante de cursos de produção audiovisual. Além disso, tem feito curadorias para seleção de projetos culturais em editais e curadoria em Mostras e Festivais audiovisuais. Desde 2019 integra a equipe de produção da Mostra Lugar de Mulher é no Cinema.