18/03 às 17:40
Cine Glauber Rocha
19/03 às 18:00
Sala Walter da Silveira
Ijó Dudu, Memórias da Dança Negra na Bahia
Documentário, 82’, 2022, Cor (BA)
Longa Brasil, Panorama Brasil
Ijó Dudu, Memórias da Dança Negra na Bahia é um filme documentário construído a partir da Memória Viva. Denúncia poética, contada através das vivências e saberes das Mestras e Mestres pioneiros e protagonistas da Dança Negra na Bahia.
Ficha Técnica
Roteiro: Susan Kalik; José Carlos Arandiba “Zebrinha”
Fotografia: Gabriel Teixeira
Montagem: Thiago Gomes Rosa
Produção: Susan Kalik
Elenco: Elenco: Altair Amazonas e Silva (Amazonas), Clyde Morgan, Edeise Gomes, Edileuza Santos, Elísio Pitta, Eurico de Jesus, Eusébio Lobo, Inaicyra Falcão, Ivete Ramos, Jorge Silva, Lindete Souza, Luiz Bokanha, Luiza Meireles, Macalé, Nadir Nóbrega, Nildinha Fonsêca, Reginaldo Daniel Flores (Conga), Renivaldo Nascimento (Flexinha) e Vânia Oliveira. In memoriam: Augusto Omolú, Raimundo Bispo dos Santos (Mestre King) e Raimundo Senzala
José Carlos Arandiba “Zebrinha”
DIREção
José Carlos Arandiba “Zebrinha” é formado em dança clássica e moderna no Stadeliyk Conservatorium en dans Academie te Arnhem (Holanda), onde também lecionou, e no Alvin Ailey American Ballet Theater, em Nova Iorque (EUA). Em Paris, foi professor na Academie Internaciole de Dance, no Project Studio, em Munich, e na Bélgica, deu aula na Federatie Friy Tiyed. Como solista, atuou no Introdanns, Paradis Latin, em Paris, no Alcazar de Paris e no Ballet de MonteCarlo. Atuou e dançou em shows com artistas consagrados tais como Joel Grey, Ben Vereen, Liza Minelli e Tina Turner. Foi coreógrafo da novela Lado a Lado e da série Mr. Brau, produzidas pela Rede Globo de Televisão, além do musical D. Ivone Lara e dos espetáculos O Jornal, com direção de Lázaro Ramos e Exú (Cia de Teatro NATA). Foi indicado ao prêmio Shell pelo espetáculo Candaces (RJ), e recebeu o Prêmio Braskem de Teatro pelo espetáculo Bença (BA), um dos muitos espetáculos do Bando de Teatro Olodum que ajudou a montar. Atualmente, compõe o júri técnico do quadro Dança dos Famosos, do Domingão com Huck (Rede Globo) e, é diretor artístico do Bando de Teatro Olodum e do Balé Folclórico da Bahia, uma das companhias de dança mais aclamadas do mundo.