17/03 às 14:00

Sala Walter da Silveira

18/03 às 15:05

Cine Glauber Rocha

Rumo

Híbrido, 74’, 2022, Cor (DF)

Longa Brasil, Panorama Brasil

Três linhas narrativas se cruzam para contar a historicidade da implementação das cotas raciais na UnB e seus desdobramentos. O docficção fabula realidades e capta depoimentos de importantes vozes que lutaram pela implementação dessa política afirmativa. Vinte anos após as cotas raciais, Rumo se faz linha temporal imagética para refletir a importância do acesso de negros e negras à universidade.

Ficha Técnica

Roteiro: Bruno Victor e Marcus Azevedo
Fotografia: Carol Matias e Cled Pereira
Direção de Arte: Diego Simas e lia maria_diaspora009
Montagem: Isabelle Araujo
Som direto: Gabriel Pimentel e Agnes Magalhães
Produção: Juliana Melo e Sofia Benevides
Produção Executiva: Bethania Maia
Elenco: Leni Rabi, Sierra Veloso, Zifa Niara, Paique Duques Santarém, Paula Benett

Bruno Victor e Marcus Azevedo

DIREção

Bruno Victor é formado em Audiovisual pela Universidade de Brasília e mestrando em Multimeios pela Unicamp. Codirigiu e corroteirizou o curta Afronte, documentário exibido em Harvard, Festival Internacional de Cinema de Roterdã e Festival de Havana. Codirigiu e corroteirizou o curta-metragem Pirenopolynda (2023).
Marcus Azevedo é realizador, roteirista e produtor. Mestre em Artes Visuais e bacharel em Comunicação Social, habilitação audiovisual pela Universidade de Brasília – UnB. Dentre outras realizações, dirigiu o curta-metragem Afronte (2017) e o longa-metragem Rumo (2022), premiado em diferentes festivais de cinema, e trabalhou na produção de Filhas de Lavadeiras (2019), ganhador do prêmio de melhor curta documentário no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2021.