19/03 às 20:35

Cine Glauber Rocha

20/03 às 18:00

Sala Walter da Silveira

Salut, mes ami.e.s !

Documentário, 74’, 2023, Cor (BA)

Longa Brasil, Panorama Brasil

Treze amigos estão no último ano da escola. Eles estudam em Niterói, cidade vizinha ao Rio de Janeiro, na única escola pública integral com aulas em francês da América Latina. Dentro desse prédio de concreto, construído pelo arquiteto Oscar Niemeyer, passam dez horas por dia vivendo a cultura da França no Brasil. Enquanto jogam rugby e descobrem a sexualidade, os jovens olham o oceano Atlântico sem saber ao certo o que os espera fora dos muros da escola.

Ficha Técnica

Roteiro: Liliane Mutti e Joana Martins
Fotografia: Daniel Zarvos
Direção de Arte: Consuelo Cruz
Montagem: Daniela Gonçalves
Edição de som: Emiliano Sette
Mixagem de som: Pierre-Yves Gauthier
Produção: Tania Leite e Evandro Luiz da Conceição
Elenco: Gabriel Barros, Luiz Henrique, Joaquim Gabriel, Lucas Pimentel, Aurora Delphino, Cicero Tauil, João Marcelo, Fellype Gabriel, Letícia Oliveira, Felipe Carvalhais, Leticia Santos, Manuella Andrade Lopes, Gianluca Simonett, Daniel Borges, Bruna Carnavalho, Antônio Cabral, Maria Eduarda, Ana Elisa, Fernanda Dias

Liliane Mutti

DIREção

Cineasta baiana radicada em Paris, Liliane Mutti se dedica a filmes com protagonistas mulheres. Ela é a roteirista e diretora do filme Miúcha, a voz da Bossa Nova (TIFF/ Telluride/ Festival do Rio/ IDFA /CPH:DOX/ Fipadoc/ In-Edit / Panorama de Cinema da Bahia), em parceria com Daniel Zarvos. Mestre em Estudos de Gênero pela Universidade Paris 8, Liliane Mutti é membro-fundadora da Associação Ciné Bossa Nova, organização franco-brasileira dedicada a apoiar a criação e circulação de obras híbridas que desafiam os limites entre o documentário, a ficção e a animação. Ela é também conselheira da BRAVI (Brasil Audiovisual Independente) para assuntos de coprodução do Brasil com a Europa. Em 2023, a cineasta lança seu segundo longa-metragem: Salut, mes ami.e.s!, filme sobre o rito de passagem da juventude com final da escola. Entre os seus curtas-metragens, figuram Elle (sobre Marielle Franco) e Sem Oxigênio, que foram exibidos em inúmeros festivais ao redor do mundo.