Project Description

08/11 – 15h30

SALVADOR

Iaô: a Iniciação num Terreiro Gege Nagô

70’ Documentário, 1976 – Color /P&B -16mm

Homenagem Geraldo Sarno

No século passado, o tráfico de escravos introduziu no trabalho dos engenhos de açúcar, das minas e nos serviços domésticos, africanos de lingua Ioruba, originários da costa ocidental africana. Seus descendentes conservam até hoje tradições que sobreviveram a perseguições policiais e que resistiram à cultura branca das classes dominantes. O filme documenta o processo de iniciação ao culto dos orixás, poderosas entidades que regem os fenômenos cósmicos, sociais e individuais. A iniciação tem por finalidade transformar as abians em iaôs, isto é, sacerdotisas dos orixás. Realizado em 1976, na Bahia, em um terreiro que conserva as tradições da nação gege-nagô, o filme ressalta o papel de integração e de resistência cultural que este culto exerce em uma comunidade à margem do processo econômico e social de modernização da sociedade brasileira.

Ficha Técnica

Direção: Geraldo Sarno
Fotografia: João Carlos Horta e José Carlos Avellar
Som direto: Walter Goulart
Montagem: Amauri Alves
Produção: Moises Kendler, Geraldo Sarno
Empresa produtora: Saruê Filmes e Mariana Filmes LTDA.
Texto: Inspirado em Juana Elbein dos Santos, autora da teses “Os nagôs e a morte”.
Narrador: Luiz Mota

Geraldo Sarno

DIRETOR

Geraldo Sarno nasceu na cidade de Poções, no Brasil. Filho de comerciantes italianos, cresceu numa comunidade de imigrantes localizada no meio do sertão nordestino. Foi para Cuba em dezembro de 1962, indicado pela União Nacional dos Estudantes (UNE), devido à sua participação no Centro Popular de Cultura (CPC). Apesar de recém-formado em Direito, resolveu permanecer no país caribenho por mais um ano, a fim de estudar cinema.

Debutou como realizador com o documentário em curta-metragem Viramundo (1965), rapidamente transformado num grande clássico do cinema brasileiro. Depois, dirigiu Coronel Delmiro Gouveia (1978), O Último Romance de Balzac (2010) e Sertânia (2018). É conhecido por abordar temas como o movimento migratório brasileiro (em especial o nordestino), além dos efeitos das religiões e das culturas populares.