Project Description

07/11 – 19h30

SALVADOR

09/11 – 13h30

SALVADOR

Saberes Quilombolas

89’, Documentário, 2021

Competitiva Baiana , Longas Baianos

Saberes Quilombolas volta o olhar para três comunidades de Santo Amaro da Purificação – BA: Acupe, São Brás e Cambuta. As atividades produtivas desses remanescentes de quilombo giram em torno da maré, da pesca, mariscagem e demais atividades ligadas ao contexto, como o dendê, as batas de secagem de camarão e peixes. E claro, a efervescência cultural.

Ficha Técnica

Direção: Plínio Gomes e Bruno Saphira
Roteiro: Plínio Gomes e Bruno Saphira
Fotografia: Gabriel Teixeira
Direção de Arte:
Montagem: Priscila Rodrigues
Produção: Plínio Gomes

Plínio Gomes e Bruno Saphira

DIRETORES

Plínio Gomes é natural de Senhor do Bonfim – BA. Graduado em Cinema e Audiovisual pela Unijorge. Produtor Executivo para Cinema e TV pela Academia Internacional de Cinema – AIC. Escritor e Poeta. É o idealizador e fundador da Canto do Galo Filmes. Produziu, roteirizou e dirigiu os documentários “Meia Lata D’água ou Lagarto Camuflado” (2020) selecionado para diversos festivais, “A encruzilhada, o cruzeiro e um pé de chinelo: crônica de uma guerra” (2020), o longa-documental “Saberes Quilombolas” (2021) contemplada pela Lei Aldir Blanc, além da Web série “Papo de Arte Negra com Márcia Short” (2021). E os curtas que compõem a “Trilogia das Ruas”, sendo eles: “Encruza” (Doc), “Ubiquidade” (Doc) e “Seu Salvador” (Fic) todos produzidos em 2022. 

Bruno Saphira é doutor pelo Programa de Pós Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Faculdade de Comunicação – UFBA. Sua carreira como diretor audiovisual começou em 2000, com a realização de filmes documentários. Em 2003 concebeu e dirigiu Pescadores do Iguape, filme documentário de média metragem que incorporou duas das principais mostras competitivas do gênero no Brasil e foi exibido em canais públicos de televisão. Fez pesquisa, roteiro e direção do documentário de longa metragem Saberes Quilombolas, lançado em maio de 2021. Em 2022, concebeu e dirigiu o curta metragem Cantos Caboclos.