Project Description
06/11 – 15h20
SALVADOR
08/11 – 15h30
SALVADOR
Comícios de Amor
Comizi D’amore
92’, Documentário, 1964 – Itália
Ciclo O Cinema segundo Pasolini
Profundamente interessado pelo tempo em que vivia, Pasolini deu com “Comizi d’amore” um exemplo notável do que se chamava na época “cinema-verdade”. Trata-se de um inquérito sobre a sexualidade, que levou Pasolini de norte ao sul de Itália com o propósito de interrogar intelectuais, operários, camponeses, soldados, burgueses, jovens, velhos, crianças, homens e mulheres, num filme realizado no limiar da grande revolução sexual dos anos 60. Objeto documental inusitado de um criador eternamente apostado em desafiar os limites e convenções do médium cinematográfico.
Ficha Técnica
com Pier Paolo Pasolini, Alberto Moravia, Cesare Musatti, Lello Bersani
Pier Paolo Pasolini
DIRETOR
Pier Paolo Pasolini nasceu na cidade de Bolonha, na Itália. Começou a escrever poesias aos sete anos. Em 1939, Pasolini graduou-se em literatura pela Universidade de Bologna. Começou sua carreira artística como escritor e poeta. Nos anos 1950, estreou no cinema como roteirista do drama A Mulher do Rio (1954), dirigido pelo amigo Mario Soldati.
Alçou fama no cenário cinematográfico europeu após roteirizar Noites de Cabíria (1957), de Federico Fellini, premiado com o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Longas como O Evangelho Segundo São Mateus (1964), Os Contos de Canterbury (1972) e o cult Salò, ou os 120 Dias de Sodoma (1975) o estabeleceram como um dos grandes realizadores italianos de todos os tempos.