Project Description
05/11 – 18h00
SALVADOR
08/11 – 20h15
SALVADOR
O EVANGELHO SEGUNDO SÃO MATEUS
Il Vangelo Secondo Matteo
137’, Drama, 1964 – França, Itália
Ciclo O Cinema segundo Pasolini
As parábolas, os primeiros discípulos, a revolta, a determinação, os milagres, a intolerância, a solidão e a impaciência. Assim Jesus conseguiu uma legião de seguidores e inimigos, segundo o Evangelho de São Mateus. Nesta obra maior, o realizador italiano Pier Paolo Pasolini apresenta-nos um Cristo completamente distinto do estilo ‘épico’ com que o cinema o vinha caracterizando; um Cristo solar que se faz acompanhar da música de Bach, enquanto a Virgem é interpretada pela mãe do próprio autor.
Ficha Técnica
com Pier Paolo Pasolini, Enrique Irazoqui, Susanna Pasolini, Marcello Morante
Pier Paolo Pasolini
DIRETOR
Pier Paolo Pasolini nasceu na cidade de Bolonha, na Itália. Começou a escrever poesias aos sete anos. Em 1939, Pasolini graduou-se em literatura pela Universidade de Bologna. Começou sua carreira artística como escritor e poeta. Nos anos 1950, estreou no cinema como roteirista do drama A Mulher do Rio (1954), dirigido pelo amigo Mario Soldati.
Alçou fama no cenário cinematográfico europeu após roteirizar Noites de Cabíria (1957), de Federico Fellini, premiado com o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Longas como O Evangelho Segundo São Mateus (1964), Os Contos de Canterbury (1972) e o cult Salò, ou os 120 Dias de Sodoma (1975) o estabeleceram como um dos grandes realizadores italianos de todos os tempos.