Project Description

07/11 – 13h00

SALVADOR

08/11 – 13h20

SALVADOR

Rei Édipo

Edipo RE

104’, Drama, 1967 – Itália, Marrocos

Ciclo O Cinema segundo Pasolini

Pasolini adapta Sófocles transformando “Edipo Re” numa “autobiografia”: “Conto a história do meu próprio complexo de Édipo. Conto a minha vida mistificada, tornada épica pela lenda de Édipo.” Tempos e espaços diversos,“materiais colhidos em diversos sectores da cultura”: eis os ingredientes utilizados por Pasolini nesta fascinante interpretação mitológica, radicalmente pessoal e “personalizada”.

Ficha Técnica

com Pier Paolo Pasolini, Silvana Mangano, Franco Citti, Alida Valli

Pier Paolo Pasolini

DIRETOR

Pier Paolo Pasolini nasceu na cidade de Bolonha, na Itália. Começou a escrever poesias aos sete anos. Em 1939, Pasolini graduou-se em literatura pela Universidade de Bologna. Começou sua carreira artística como escritor e poeta. Nos anos 1950, estreou no cinema como roteirista do drama A Mulher do Rio (1954), dirigido pelo amigo Mario Soldati.

Alçou fama no cenário cinematográfico europeu após roteirizar Noites de Cabíria (1957), de Federico Fellini, premiado com o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Longas como O Evangelho Segundo São Mateus (1964), Os Contos de Canterbury (1972) e o cult Salò, ou os 120 Dias de Sodoma (1975) o estabeleceram como um dos grandes realizadores italianos de todos os tempos.