Project Description

05/11 – 13h00

SALVADOR

09/11 – 13h00

SALVADOR

Accattone – Desajuste Social

Accattone

120’, Drama, 1961 – Itália

Ciclo O Cinema segundo Pasolini

Vittorio (Franco Citti), conhecido como Accattone (calão para “pequeno meliante”), habita os subúrbios de Roma e leva uma vida marcada pelo ócio, como cafetão, enquanto explora a namorada Maddalena (Silvana Corsini) e passa o tempo com os seus companheiros. Mas quando Maddalena é maltratada por elementos de um bando rival, por ter denunciado um dos seus, acaba na prisão e Accattone fica sem meio de subsistência. Logo encontra uma substituta na inocente Stella (Franca Pasut), que tenta arrastar para a vida da prostituição. Mas nem tudo vai correr como Accattone planeja.

Ficha Técnica

com Pier Paolo Pasolini, Franco Citti, Franca Pasut, Silvana Corsini

Pier Paolo Pasolini

DIRETOR

Pier Paolo Pasolini nasceu na cidade de Bolonha, na Itália. Começou a escrever poesias aos sete anos. Em 1939, Pasolini graduou-se em literatura pela Universidade de Bologna. Começou sua carreira artística como escritor e poeta. Nos anos 1950, estreou no cinema como roteirista do drama A Mulher do Rio (1954), dirigido pelo amigo Mario Soldati.

Alçou fama no cenário cinematográfico europeu após roteirizar Noites de Cabíria (1957), de Federico Fellini, premiado com o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Longas como O Evangelho Segundo São Mateus (1964), Os Contos de Canterbury (1972) e o cult Salò, ou os 120 Dias de Sodoma (1975) o estabeleceram como um dos grandes realizadores italianos de todos os tempos.